Browsing by Author "Costa, Catarina Miranda Matias Pereira da"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- O contributo da interdisciplinaridade entre a matemática e as artes visuais para a compreensão da tridimensionalidade: Uma experiência no 2.º ano de escolaridadePublication . Costa, Catarina Miranda Matias Pereira da; Brunheira, LinaO presente relatório é parte integrante da Unidade Curricular (UC) de Prática de Ensino Supervisionada II (PES). No mesmo são retratadas as práticas realizadas no 1.º e no 2.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e a investigação desenvolvida durante a prática no 1.º CEB. No presente documento apresenta-se a caracterização dos contextos da prática, a identificação das questões-problema e dos objetivos gerais de intervenção, definidos a partir das potencialidades e fragilidades dos grupos. A investigação apresenta-se na segunda parte do documento. O tema de investigação emergiu da prática, indo ao encontro das necessidades e interesses dos alunos. Desta forma, quis-se compreender quais os contributos do trabalho interdisciplinar da Matemática com as Artes Visuais na promoção de uma melhor compreensão da tridimensionalidade. No estudo participaram os alunos da turma na qual decorreu a PES de 1.º CEB, sendo estes vinte e quatro alunos do 2.º ano de escolaridade, com idades compreendidas entre os 7 e os 8 anos. No que diz respeito à intervenção realizada, dinamizou-se, durante três semanas, uma sequência de atividades pensadas de forma a desenvolver as aprendizagens e capacidades dos alunos, bem como atingir os objetivos definidos para a investigação. As atividades em questão envolveram trabalho individual e de grupo, utilizando diversos materiais, tanto da Matemática como das Artes Visuais, tendo um cariz evolutivo, proporcionando primeiramente aos alunos momentos de treino e exploração que depois colocariam em prática nas atividades seguintes. Os resultados obtidos revelaram o cumprimento dos objetivos do estudo, sendo que os alunos realizaram aprendizagens tanto na área da Matemática como das Artes Visuais. Como tal, notou-se o contributo das experiências de composição artística visual para o desenvolvimento da constância percetual e da perceção das relações espaciais, bem como para o desenvolvimento da representação das perspetivas dos objetos, melhorando a sua compreensão da tridimensionalidade.