Browsing by Author "Cordeiro, Rita Nunes Lopes"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- O efeito da responsabilidade social corporativa na imagem de marca: o caso DisneyPublication . Cordeiro, Rita Nunes Lopes; Miranda, Sandra Marisa LopesNo contexto da globalização, a Responsabilidade Social Corporativa (RSC) emerge como uma ferramenta estratégica, contribuindo para a criação de um posicionamento diferenciado para as empresas, tornando-se fundamental para a sua sustentabilidade. As corporações procuram evidenciar os seus esforços socialmente responsáveis, demonstrando o seu compromisso com a criação de valor para os stakeholders; adquirindo, assim, uma consciência social. À medida que a importância da RSC cresceu, surgiu a necessidade de avaliar qual o seu impacto na construção de uma melhor imagem de marca. Esta investigação teve como principal objetivo analisar o impacto da RSC na imagem de marca, utilizando a Disney como caso de estudo. Baseou-se em membros da Geração X e da Geração Y com o propósito de verificar a existência de diferentes interpretações da RSC. Para tal, foi utilizada uma abordagem mista, recorrendo-se simultaneamente ao método qualitativo e ao método quantitativo. No método qualitativo, foram resumidos e comparados dois relatórios corporativos da The Walt Disney Company, um datado de 2008 e outro de 2022. No método quantitativo, foi aplicado um inquérito por questionário, constituído por escalas previamente validadas. O questionário aplicou-se exclusivamente a elementos da Geração X e da Geração Y, constituindo uma amostra de conveniência (N=172). A análise comparativa do relatório revelou mudanças significativas, com destaque para a priorização da diversidade, equidade e inclusão (DEI), mas demonstrou também que a Disney se manteve fiel aos seus valores. Quanto aos resultados do inquérito não foram identificadas diferenças estatisticamente significativas nas perspetivas de ambas as gerações. No entanto, a pesquisa confirmou a existência de um relacionamento positivo entre a RSC e a imagem de marca, validando duas das três hipóteses formuladas. Estes resultados reforçam a importância do investimento da RSC para a construção e manutenção de uma imagem de marca sólida.