Browsing by Author "Chanca, Raquel Ribeiro"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- A cidade como laboratório didático no Estudo do Meio no 1.º ciclo do Ensino BásicoPublication . Chanca, Raquel Ribeiro; Hortas, Maria JoãoO presente Relatório de Estágio, intitulado de A cidade como laboratório didático no Estudo do Meio no 1.º ciclo do ensino básico, desenvolve-se no âmbito da unidade curricular de Prática do Ensino Supervisionada II, integrada no Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB, da ESELx. Este documento encontra-se dividido em duas partes interligadas, sendo a primeira, a caracterização, análise e reflexão das práticas pedagógicas implementadas em ambos os ciclos e a segunda o estudo empírico a partir de uma problemática emergente, neste caso, no 1.º CEB: Os espaços da cidade enquanto recurso didático, nos processos de ensino e aprendizagem do Estudo do Meio no 1.º CEB, permitem desenvolver as competências histórico-geográficas. Assim, formularam-se os seguintes objetivos específicos: (i) Explorar as estratégias e atividades que podem ser desenvolvidas utilizando a cidade como recurso didático; (ii) Analisar o contributo do uso didático da cidade para o desenvolvimento de aprendizagens em Estudo do Meio; e, por fim, (iii) Analisar as competências histórico geográficas desenvolvidas pelos alunos a partir do estudo da cidade. Tendo em conta os objetivos definidos, recorreu-se a uma metodologia qualitativa, através de algumas das etapas da Investigação-Ação, mobilizando-se, para tal, um quadro teórico que articula as potencialidades da cidade como recurso didático e o tipo de trabalho didático que pode ser desenvolvido a partir da cidade com as aprendizagens de Estudo do Meio e as competências histórico-geográficas. Os resultados da investigação permitiram compreender que a cidade enquanto laboratório didático e todos os recursos explorados através deste laboratório, permitiram o desenvolvimento de aprendizagens de Estudo do Meio e, ainda, o desenvolvimento de competências histórico-geográficas.