Browsing by Author "Cazenave, Carolina Gil"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Comportamentos de brincadeira observáveis em contexto de interior e exterior no jardim de infânciaPublication . Cazenave, Carolina Gil; Brito, RitaO presente relatório pretende analisar todo o percurso da minha Prática Profissional Supervisionada II na valência de jardim-de-infância. A leitura deste trabalho permite ao leitor vivenciar a prática pedagógica que foi desenvolvida durante o período de quatro meses com um grupo de crianças com idades compreendidas entre os 3 e os 6 anos. No decorrer da PPS II dinamizei variadas atividades inseridas nas diferentes áreas de conteúdo e nos vários domínios definidos pelas Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar, procurando constantemente oferecer aprendizagens significativas às crianças do grupo. Além destas atividades, tive a possibilidade de trabalhar a Metodologia de Trabalho de Projeto o que, considero, ter enriquecido a minha intervenção. Durante a Prática Profissional Supervisionada II pude frisar a importância que o brincar assume no desenvolvimento das crianças, na medida em que o promove. Desta forma, é fulcral que o ambiente educativo seja organizado procurando estimular momento de brincadeira. Tendo por base a pertinência desta ação, e uma vez que as crianças brincam em diferentes contextos – sala de atividades e recreio da instituição, ou seja, interior e exterior -, considerei interessante que a minha investigação em jardim-de-infância fosse ao encontro disto, sendo que esta se intitula como “Comportamentos de Brincadeira Observáveis em Contexto de Interior e Exterior no Jardim-De-Infância”. Do ponto de vista metodológico esta investigação é de cariz qualitativo e enquadra-se na natureza de estudo de caso. No desenvolvimento desta investigação observei quatro vezes quatro crianças selecionadas por mim, sendo que utilizei como técnicas a observação, as filmagens, as fotografias e as notas de campo, que foram completadas com recurso às grelhas de observação como instrumento.