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- Competências de localização geográfica: uma experiência didática em História e Geografia de Portugal no 6.º ano de escolaridadePublication . Carvalho, Rui Pedro Sobreira de; Hortas, Maria JoãoO presente Relatório de Estágio, intitulado de “Competências de localização geográfica: uma experiência didática em História e Geografia de Portugal no 6.º ano de escolaridade”, desenvolve-se no âmbito da unidade curricular de Prática do Ensino Supervisionada II, integrada no Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º CEB, da ESELx. Este documento encontra-se organizado em duas partes interligadas, sendo a primeira, a caracterização, análise e reflexão das práticas pedagógicas implementadas em ambos os ciclos e, a segunda, o estudo empírico, desenvolvido a partir de uma problemática emergente do contexto de prática do 2.º CEB, que apresenta a seguinte formulação: O desenvolvimento de competências de localização geográfica implica o recurso a estratégias e atividades que mobilizem os alunos na leitura e interpretação de mapas. O estudo procura, assim, responder a três objetivos: i) Analisar as competências prévias de localização dos alunos de uma turma de 6.º ano; (ii) Refletir sobre as estratégias e as atividades implementadas para desenvolver competências de localização geográfica no 6.º ano; e, (iii) Analisar o contributo das estratégias e atividades implementadas, com recurso a mapas, para o desenvolvimento das competências de localização pelos alunos. Tendo em conta os objetivos definidos, durante a prática pedagógica foram planificadas atividades que implicavam os alunos na leitura, análise e interpretação de mapas, recorrendo a mapas temáticos de diferentes escalas, de acordo com os conteúdos histórico-geográficos que se encontravam a ser explorados. A análise dos produtos escritos dos alunos e das taxas de sucesso dos indicadores de avaliação definidos, para cada objetivo específico, foram objeto de reflexão neste estudo. Foram três as competências espaciais desenvolvidas pelos alunos: Localização de cidades e regiões em diferentes escalas; Mobilização dos elementos do mapa para a leitura e descodificação da informação representada; e, Leitura do mapa para analisar e interpretar a distribuição espacial do fenómeno nele representado. Os resultados da avaliação de cada uma destas competências indicam-nos que os alunos conseguiram desenvolver parcialmente cada competência, revelando ter dificuldades, em particular, no uso da legenda para ler e interpretar o mapa e consequentemente para analisar a distribuição espacial de um fenómeno histórico-geográfico.