Browsing by Author "Carreiro, Ana Teresa Raposo"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- “Não é muito fácil a língua do SE…”. Inclusão de uma criança cuja língua materna não é o portuguêsPublication . Carreiro, Ana Teresa Raposo; Pereira, MónicaEste relatório evidencia a análise reflexiva do processo de intervenção educativa, num contexto de jardim de infância, com crianças com idades entre 3 e 4 anos. A educação, incluindo a educação pré-escolar, é confrontada com o desafio de operar sobre e com a diversidade e promover uma educação para cidadania, numa perspetiva de interculturalidade e de inclusão, que defenda e assegure os direitos sociais e culturais de todas as crianças. Nesse sentido, considerando o facto de uma criança, cuja língua materna não é o português, ter iniciado o seu processo de adaptação no início da Prática Profissional Supervisionada, revelando fragilidades ao nível da interação com os pares e adultas, surgiu uma preocupação ética e pedagógica, no sentido de promover a igualdade de oportunidades e criar possibilidades de participação e inclusão. Atendendo a essa problemática, desenvolvi uma investigação, de carácter qualitativo, sobre a minha própria prática, com o principal objetivo de analisar e compreender as estratégias que facilitassem a interação (verbal) da criança, cuja língua materna não é o português, e que contribuíssem para a sua inclusão no grupo. Partindo da análise dos dados recolhidos através da observação e de inquéritos por entrevista e questionário, concluí que as estratégias que contribuíram para o desenvolvimento da interação (verbal) e para a inclusão da criança no grupo se relacionaram com a promoção da interação entre as crianças, a promoção da aprendizagem do português língua não materna, a valorização da língua materna e a sensibilização para a diversidade cultural e linguística.