Browsing by Author "Carrasqueira, Soraia Cristina da Silva"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Instrumentos de rotina e mediação de comportamentos do grupoPublication . Carrasqueira, Soraia Cristina da Silva; Rosa, JoãoNeste relatório faz-se um trabalho reflexivo acerca da minha prática enquanto educadora estagiária, com especial enfoque no período em que estive com um grupo de 25 crianças entre 4 e os 6 anos de idade e com a sua respetiva equipa educativa num JI público de Lisboa. É apresentada ao leitor a caraterização do contexto para enquadrar a ação educativa e as respetivas intencionalidades. O objetivo da investigação foi avaliar o contributo das rotinas para o desenvolvimento da participação das crianças, em jardim de infância. Do ponto de vista metodológico assumiu uma natureza qualitativa, tendo recorrido ao método de estudo de caso, utilizando um conjunto de diferentes técnicas e instrumentos de recolha de informação. As notas de campo foram o principal instrumento de recolha de dados para evidenciar as atitudes das crianças face ao tema explorado. Na análise e discussão de dados permitiu verificar que a educadora deu uma grande importância à implementação de rotinas, e demonstrou-se disponível para experimentar vários procedimentos. Estabeleceu-se uma estreita cooperação com a educadora que permitiu às crianças desenvolverem competências de planificação e de avaliação, afirmando o seu direito à participação. Conclui-se que o desenvolvimento da participação das crianças através da implementação consistente de rotinas contribui para reforçar o seu estatuto como cidadãos de direitos. Finalmente faz-se uma reflexão sobre o papel da PPS na (re)construção da profissionalidade docente, como educadora de infância, salientando a integração entre conhecimentos teóricos e práticos e uma progressiva definição pessoal de valores profissionais e modelos de intervenção.