Browsing by Author "Carmo, Bruna Silva do"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- A organização do ambiente educativo em jardim de infância: o espaço como “terceiro educador”Publication . Carmo, Bruna Silva do; Simões, AnaO presente relatório visa apresentar uma análise reflexiva e fundamentada sobre a prática e a investigação desenvolvidas no âmbito da Prática Profissional Supervisionada II (PPSII), do 2.º ano do Mestrado em Educação Pré-Escolar da Escola Superior de Educação de Lisboa. Esta prática decorreu na valência de Jardim de Infância de uma instituição particular no concelho de Lisboa, com um grupo de 25 crianças, com idades compreendidas entre os 3 e os 4 anos de idade, pelo que o relatório retrata o percurso enquanto Educadora estagiária ao longo de quatro meses de intervenção pedagógica, incluindo o desenvolvimento de uma investigação: “A organização do ambiente educativo em jardim de infância: o espaço como “terceiro educador”. Nesse sentido, procedi à realização de um estudo de caso, em que procurei compreender a importância da organização do ambiente educativo no desenvolvimento e aprendizagem da criança, tendo em consideração a minha experiência no decorrer da PPSII. Para isso, defini como objetivos da investigação: (i) compreender a importância do espaço como terceiro educador no desenvolvimento e aprendizagem da criança e (ii) compreender o papel do/a educador/a na organização dos espaços do ambiente educativo. A recolha e análise dos dados foi realizada tendo por base o recurso a várias técnicas, nomeadamente, a realização de entrevistas a alguns elementos da equipa educativa, a observação direta das interações das crianças e a análise de conteúdo da informação recolhida. Os resultados obtidos evidenciam que os espaços pedagógicos constituem um fator essencial no desenvolvimento e aprendizagem das crianças, pelo que os/as educadores/as de infância têm um papel fundamental no planeamento destes espaços.