Browsing by Author "Carlos, Margarida"
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- A ação do calcanhar nas mudanças de direção como potenciador da estabilidade corporal na manutenção da rotação externa: estudo aplicado no 2º ano de técnica de dança clássica, do curso básico de dança do ensino artístico especializado, na Escola de Dança Ana MangericãoPublication . Carlos, Margarida; Amorim, VeraA unidade curricular Estágio I e II, do Mestrado em Ensino de Dança, da Escola Superior de Dança, engloba o presente relatório de estágio realizado na Escola de Dança Ana Mangericão, no ano letivo 2019/2020. O estágio foi enquadrado na área disciplinar Técnica de Dança Clássica, e foi implementado numa turma do 2º ano do Curso Básico de Dança. A presente investigação teve como objetivo promover a estabilidade corporal dos alunos, mantendo a rotação externa, através do trabalho de mudanças de direção. Ao implementar a metodologia de investigação-ação, foi inicialmente feita uma pesquisa sobre conceitos como en dehors, estabilidade corporal, postura, a ação do calcanhar nas mudanças de direção e as direções do movimento, como forma de fundamentação teórica, necessária para a planificação do plano de ação. Na componente prática, ao implementar um conjunto de aulas que dessem ênfase à importância do calcanhar, quer nas mudanças de direção, quer numa simples descida de um rise, pretendia-se melhorar a estabilidade corporal dos alunos e, consequentemente, fazer um reforço do en dehors dos mesmos. Como forma de medição foi utilizada a gravação audiovisual de dois exercícios específicos, em dois tempos distintos, no início e fim de estágio, sendo que as últimas foram peças criadas autonomamente pelas alunas, devido à permanência em habitação própria causada pelo surto Covid-19. Estas permitiram observar as diferenças relativas à estabilidade corporal e possíveis melhorias alcançadas. Pretendia-se facultar os alunos com uma estratégia que os direcionasse para uma evolução de forma consciente, dado que a estabilidade corporal na manutenção da rotação externa é uma qualidade técnica de difícil adquisição. Esperava-se com esta investigação aumentar o equilíbrio em exercícios que contenham mudanças de direção no centro, reforçar o trabalho do en dehors, estimular o trabalho de centro e o controlo postural dinâmico, e reforçar a estabilidade da perna de apoio, promovendo um trabalho mais estável no centro. Concluiu-se que o trabalho das mudanças de direção é um potenciador da estabilidade corporal por obrigar a um foco mais cuidado na perna de apoio. Concluiu-se também que os resultados terão ficado fragilizados devido à fase de adaptação a aulas virtuais, tendo havido uma paragem considerável do trabalho técnico por parte das alunas.