Browsing by Author "Campino, Joana Reis"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Heterogeneidade em idade numa sala de ji: as conceções das crianças, das famílias e da educadora cooperante sobre a importância dos grupos heterogéneos de idade para o desenvolvimento da criançaPublication . Campino, Joana Reis; Linos, DalilaEste relatório foi elaborado como parte da Unidade Curricular de Prática Profissional Supervisionada II, do 2.º ano do Mestrado em Educação Pré-Escolar. O presente documento é referente à minha experiência de estágio em Jardim de Infância (JI). Durante a minha intervenção, foi solicitada a elaboração de um projeto, de um portefólio de aprendizagem de uma criança do grupo e a investigação de uma problemática. A investigação surge da necessidade de compreender os efeitos da interação entre crianças de diferentes idades em contexto de JI. O tema foi escolhido após a minha experiência numa sala heterogénea em idade, na qual se destacaram os benefícios dessa diversidade etária. Contudo, a falta de experiência em salas homogéneas em idade suscitou dúvidas sobre eventuais desvantagens dessas interações. A cooperação e entreajuda entre as crianças foram observadas como elementos proeminentes no quotidiano, instigando a reflexão sobre o papel da educadora na promoção desses valores. Os objetivos da investigação foram delineados para compreender as perceções das crianças, da educadora cooperante e das famílias sobre a importância dos grupos heterogéneos de idade. As questões de investigação foram estruturadas para orientar a análise e responder a esses objetivos, explorando as vantagens e as desvantagens das interações entre crianças de diferentes idades, assim como as estratégias para fomentar a cooperação e entreajuda no JI. Este estudo adotou uma abordagem qualitativa, utilizando técnicas de coleta de dados específicas para investigar as conceções das partes envolvidas. Para a recolha de dados foi efetuado um questionário às famílias, uma entrevista à educadora cooperante e uma entrevista a 14 crianças do grupo, com idades distintas (entre os 3 e os 6 anos). As conclusões finais deste trabalho fornecem informações valiosas para a prática educativa em contextos de JI, destacando a importância da diversidade etária e da promoção de valores de cooperação e entreajuda desde cedo.