Browsing by Author "Camacho, Ricardo Lopes Barreira Gomes"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Fatores determinantes para o engagement no Instagram de marcas de restauraçãoPublication . Camacho, Ricardo Lopes Barreira Gomes; Machado, Ana TeresaAtualmente, devido à facilidade de acesso à informação através da Internet, os consumidores estão cada vez mais informados e exigentes, e por isso, as marcas devem estruturar devidamente a sua presença tendo por base um planeamento de comunicação nas redes sociais. Com isto, é importante para as empresas envolverem-se mais com os consumidores e perceberem quais os fatores diferenciadores que geram mais interação com os utilizadores das redes sociais. Apesar de muitas marcas já estarem presentes nas redes sociais é essencial que percebam como estas funcionam, e como podem ser utilizadas para comunicar efetivamente os produtos ou serviços da marca. Os objetivos de comunicação das marcas nas redes sociais não se limitam apenas à angariação de novos clientes, mas também à criação de uma comunidade digital, na qual se pretende gerar interações com os seus seguidores. Estas interações assumem a denominação de engagement, que se traduz em todo o tipo de participações dos internautas nas páginas das marcas, uma matriz importante para entender o envolvimento das marcas com os consumidores nas redes sociais. De forma a entender e definir as estratégias de marketing de conteúdo nas redes sociais, pretende-se identificar características das publicações das marcas que impliquem um maior engagement dos consumidores com essas mesmas publicações. Metodologicamente, é utilizado o método indutivo com uma abordagem quantitativa dos dados, de forma a entender a relação entre as características das publicações e o respetivo engagement traduzido em número de likes e de comentários, tendo por base a análise de posts no Instagram de cinco marcas da restauração.