Browsing by Author "Calhoa, Catarina Alexandra Rodrigues"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Atividade lúdica da criança – O brincar em crianças com desenvolvimento atípicoPublication . Calhoa, Catarina Alexandra Rodrigues; Simões, AnaEste relatório foi elaborado no âmbito da Prática Profissional Supervisionada II (PPS II), em contexto de jardim de infância, enquadrado no 3º semestre do Mestrado em Educação Pré-Escolar. O principal objetivo do presente relatório é exprimir, registar e refletir, de forma sistemática e fundamentada, as ideias, motivações, intenções e processos vividos no estágio realizado como educadora. É também objetivo deste relatório retratar e avaliar a intervenção educativa, bem como evidenciar a atitude investigativa tida durante a PPS II, ao longo de quinze semanas numa sala entre os três e quaro anos, que decorreu de 01 de outubro de 2018 a 21 de janeiro de 2019. Neste sentido, a problemática que intitula o presente relatório: A Atividade Lúdica da Criança – O brincar em crianças com desenvolvimento atípico, surgiu de situações observadas relacionadas com diversos momentos de brincadeira livre, espontânea e/ou estruturada de crianças com desenvolvimento atípico, com tudo o que esta ação acarreta. Tendo como base uma metodologia de natureza qualitativa, na modalidade de estudo de caso, este relatório foi elaborado à luz de uma investigação sobre a prática no contexto em apreço, que aborda a questão da atividade lúdica em crianças com desenvolvimento atípico. Para chegar a algumas conclusões sobre o tema escolhido, esta investigação contemplou, para além da revisão de literatura sobre a referida problemática, o uso de diferentes técnicas e instrumentos de recolha de dados: observação direta (naturalista e sistemática) e a observação indireta, mais especificamente, a aplicação de inquéritos por questionário aplicados a duas das famílias das crianças, à equipa educativa de sala, assim como à equipa interdisciplinar, entrevista semidiretiva à educadora cooperante, à observação participante, à recolha de dados referentes às brincadeiras observadas das crianças com desenvolvimento atípico e, ainda, à recolha de fotografias destas crianças em diversos momentos da rotina diária. Os referidos dados foram recolhidos e analisados a partir de um ponto de vista sociológico e pedagógico do que é relativo à infância, tendo sempre presente um roteiro ético, de forma a realizar a prática com o máximo rigor e responsabilidade.