Browsing by Author "Branquinho, Rute Sofia Marques"
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- O uso de cartoons como estratégia promotora de pensamento crítico em ciências naturais: um estudo com alunos do 2.º ciclo do ensino básicoPublication . Branquinho, Rute Sofia Marques; Almeida, AntónioO presente relatório foi concebido no âmbito da Unidade Curricular (UC) de Prática de Ensino Supervisionada II (PES II), do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico. Este documento está organizado em duas partes. A primeira parte inclui uma breve descrição das práticas pedagógicas desenvolvidas nos contextos de estágio em 1.º e 2.º CEB, assim como uma análise crítica e reflexiva decorrente das práticas observadas e desenvolvidas nos dois contextos. A segunda parte centra-se na apresentação de uma investigação afeta ao tema “O uso de Cartoons como estratégia promotora de Pensamento Crítico em Ciências Naturais”. O estudo tem como objetivos avaliar o impacto de atividades com cartoons no desenvolvimento do Pensamento Crítico de alunos do 2.º CEB em Ciências Naturais (CN) e analisar a importância dada pelos alunos a atividades que recorrem ao uso de cartoons para a sua aprendizagem. A investigação, de natureza quantitativa, constitui um estudo de caso e apresenta um caráter exploratório. Pode ainda, assemelhar-se a uma investigação-ação uma vez que tem como foco potenciar o processo de ensino-aprendizagem, implica uma reflexão crítica na averiguação da pertinência dos cartoons neste processo e os guiões de aprendizagem aplicados sofreram alterações ao longo do processo de investigação com vista a uma melhor eficácia. O estudo envolveu dezoito alunos de uma turma mista de 5.º e 6.º anos e optou-se pela aplicação de cinco guiões de análise de cartoons, que exploravam diferentes capacidades de Pensamento Crítico, aplicados durante cinco semanas. Foi também administrado um breve questionário, no qual os alunos avaliaram o papel dos cartoons na sua aprendizagem. Os resultados do estudo permitiram concluir que os cartoons promovem o desenvolvimento de capacidades de Pensamento Crítico, uma vez que se obteve uma evolução estatisticamente significativa no desempenho dos alunos. Este estudo permitiu, ainda, compreender que os alunos têm uma opinião positiva quanto à utilização dos cartoons na aprendizagem de Ciências Naturais (CN).