Browsing by Author "Batista, Ana Rita Calhanas"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- A influência dos ateliês de leitura na qualidade da leitura em voz alta e no desenvolvimento da compreensão leitoraPublication . Batista, Ana Rita Calhanas; Silva, EncarnaçãoO presente relatório surge no âmbito da Unidade Curricular (UC) Prática de Ensino Supervisionada II (PES II), inserida no plano de estudos do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico (CEB). No âmbito deste relatório pretendia-se desenvolver um estudo para avaliar qual a influência de uma rotina de leitura – os ateliês de leitura – na qualidade da leitura em voz alta e no desenvolvimento da compreensão leitora. Esse estudo iria decorrer numa turma de 4.º ano, do 1.º CEB. A problemática deste estudo emerge do interesse pessoal pela leitura e pela extrema importância e influência que a mesma tem em todo o percurso escolar e profissional dos indivíduos. Na primeira parte do presente documento, é apresentado o contexto de estágio do 2.º CEB e, posteriormente, é feita uma análise crítica da prática realizada. Na segunda parte, é introduzido o estudo, através da apresentação da questão de partida e das questões secundárias, que iriam guiar toda a prática. Relativamente à metodologia, seria utilizada a observação direta e indireta, mas também a análise documental, uma entrevista à docente cooperante e a realização de um questionário aos alunos. Seria expectável obter resultados que comprovassem que existe uma relação positiva entre uma rotina de leitura diária – os ateliês de leitura – a qualidade da leitura em voz alta e o desenvolvimento da compreensão leitora.