Browsing by Author "Barreto Junior, Romulo Cesar Mendes"
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- O fenómeno da Gamification como estratégia para apoiar a comunicação interna nas organizaçõesPublication . Barreto Junior, Romulo Cesar Mendes; Miranda, Sandra Marisa LopesO termo “comunicação interna” é bastante utilizado para explicar um sistema de comunicação gerenciado por uma organização, no qual o público alvo são os colaboradores e possui como finalidade a maximização da eficácia organizacional. O estudo sobre comunicação interna tem indicado para os benefícios de engagement ocasionado a partir do momento que os colaboradores estão satisfeitos com determinados elementos da comunicação interna, entre eles o feedback. A gamificação quando aplicada dentro do ambiente corporativo é considerada um progresso dos sistemas de gestão de performance organizacionais. A sua via informacional abrange os colaboradores e dão- lhes acesso a informações relacionadas ao feedback. Por este motivo os sistemas de trabalhos gamificados são interpretados como mais uma alternativa de canal de comunicação interna. A presente dissertação possui a seguinte pergunta de partida: “De qual maneira o fenómeno da Gamificação pode contribuir para que haja engajamento dos colaboradores no ambiente organizacional?”. Pretende-se perceber se a gamificação/sistemas de trabalhos gamificados são utilizados como canais de comunicação interna, contribuindo para o engagement dos colaboradores. Recorre-se a técnica de recolha de dados de natureza qualitativa, onde foram realizadas seis entrevistas semiestruturadas com profissionais que exercem ou exerceram funções da comunicação interna, Recursos Humanos com foco no treinamento e desenvolvimento de pessoas em organizações que utiliza, ou utilizou, um sistema de gamificação, seguindo-se uma análise de conteúdo dos resultados. Conclui-se que a gamificação/sistemas de trabalhos gamificados tem grande importância no fortalecimento de vínculos através de uma experiência lúdica seja com o público externo quanto com o interno, onde os relações públicas atuarão de forma estratégica para estabelecer relacionamentos entre partes interessadas e organizações. Além disto a gamificação pode desenvolver novos canais de comunicação interna ou até mesmo modificar os já existentes potencializando o engagement dos colaboradores.