Browsing by Author "Andrade, Tatiana Moniz"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- As possibilidades de ação que o espaço interior proporciona ao desenvolvimento motor das crianças em JIPublication . Andrade, Tatiana Moniz; Rosa, ManuelaBrincar ao ar livre assume grande importância no desenvolvimento e aprendizagem das crianças e promove o seu bem-estar físico e mental. Para além disto, é no espaço exterior que as crianças encontram maiores desafios para as suas habilidades motoras. Contudo, devido, principalmente, às condições meteorológicas nem sempre é possível as crianças brincarem no exterior. Sendo este espaço substituído por outro espaço no interior, onde não existe contacto com a natureza e as estruturas não desafiam tanto as capacidades motoras das crianças. Durante a Prática Profissional Supervisionada II (PPS II), em contexto préescolar, com um grupo de crianças com idades compreendidas entre os 2 e os 6 anos, foi desenvolvida uma investigação-ação, de natureza qualitativa. Esta visa compreender as oportunidades de ação motora existentes no espaço interior. Para tal, realizou-se a avaliação do espaço, através da observação do grupo em interação com o espaço nos momentos de brincadeira da tarde, tanto no espaço interior como no espaço exterior. Foi também preenchido um questionário AHEMD (Affordances in the Home Environment for motor Development) adaptado ao contexto socioeducativo, de forma a caracterizar o ambiente educativo. Posteriormente, foi implementada uma estratégia de forma a proporcionar às crianças uma maior apropriação das suas habilidades motoras e do espaço interior. No final, realizou-se, novamente, a avaliação recorrendo à observação, com o objetivo de compreender o contributo da estratégia implementada na atividade motora das crianças no espaço interior, compreendendo se as oportunidades de ação motora sofreram alterações. Os resultados da investigação indicam que após a intervenção, foi observado que as affordances existentes no espaço interior não promoveram mais habilidades de ação motora na ação das crianças. Contudo, as mesmas aderiram à estratégia do jogo, colocando-os em prática várias vezes, possibilitando que ocorresse movimento pelo espaço e o desenvolvimento das suas habilidades motoras. Compreendendo-se, assim, a necessidade de criar intenções e de planear os espaços interiores, de forma a criar oportunidades para que ocorra o desenvolvimento de todas as capacidades das crianças de forma ativa.