Browsing by Author "Alves, Paula Cristina Costa"
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- Perspetivas dos professores do ensino básico e secundário face ao desempenho da profissão: perplexidades e desafiosPublication . Alves, Paula Cristina Costa; Madureira, IsabelConsiderando as constantes mudanças sociais e legislativas que a carreira docente tem vindo a sofrer ao longo dos anos, o professor é confrontado com uma série de novos desafios que vão muito além dos saberes inerentes à profissão. Para conseguirem ultrapassar estes desafios, os professores são obrigados a adquirir um conjunto de novas competências sociais e humanas, sem as quais se torna quase impossível o exercício da sua atividade, cada vez mais condicionada pelas mudanças do séc. XXI. Na mesma linha de raciocínio, os professores são convidados a desenvolver e a liderar um processo de transformação social (Carneiro, 2003). Tendo como referência a nova realidade da profissão docente, pareceu-nos importante conhecer as conceções atuais da profissão e identificar as fontes de satisfação e insatisfação dos professores. Para tal, o presente estudo, de natureza qualitativa, usou como técnica de recolha de dados a entrevista, realizada a seis professores, que lecionavam diferentes níveis e modalidades de ensino de uma escola em Lisboa. Através dos resultados obtidos é possível concluir que, de uma forma geral, os professores desta escola têm uma perceção atual negativa da profissão, decorrente das características de que ela se reveste. Entre outras, ela é uma profissão stressante e desvalorizada pela opinião pública e os professores estão desmotivados. Mas, apesar das dificuldades e contrariedades, mostram o apreço pela profissão e a intenção de nela permanecer. Relacionadas com esta perceção, os professores referem, como fontes de insatisfação, a desvalorização social da profissão, a falta de reconhecimento ou as dificuldades relacionadas com a gestão de opiniões e conflitos com colegas, as dificuldades na relação pedagógica e na relação com os encarregados de educação, entre outras. Quanto às fontes de satisfação, a maior está relacionada com os alunos, tal como as aprendizagens, as atividades extracurriculares ou o reencontro com antigos alunos.