Browsing by Author "Alves, Ana Rita Távora"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Reducircular - um projeto de intervençãoPublication . Alves, Ana Rita Távora; Hortas, Maria JoãoA indústria do vestuário ocupa, a nível mundial, o segundo lugar em termos de impacto ambiental. Este ocorre em todos os níveis do ciclo de vida, desde a obtenção de matéria prima, ao consumo e eliminação do produto, sendo por isso retratado como um problema ambiental. O grande desafio dos dias de hoje é tornar a fase do consumo mais sustentável. Este projeto de intervenção, realizado na CAF de uma escola pública de Lisboa, mobilizou crianças dos 8 aos 10 anos. O grupo revela ter elevados padrões de consumo, resultantes do facto de a roupa lhe deixar de servir rapidamente e desconhecer formas alternativas para a sua substituição. O projeto, desenhado com a participação das crianças, procura informar e dar a conhecer ferramentas alternativas, para que os participantes façam escolhas conscientes e informadas no que diz respeito ao consumo. A implementação tem em conta três pilares orientadores Educar, Reduzir e tornar Circular – REduCircular. No pilar Educar as ações de sensibilização centram-se no impacto da indústria têxtil no ambiente, dando a conhecer o ciclo de produção do vestuário. O pilar Reduzir foca-se em atividades que promovem o desenvolvimento de competências para reparar ou reutilizar peças de vestuário, expandindo o tempo de vida dos produtos. O pilar Circular, foi o mote para incentivar a economia circular através da realização de eventos de troca de roupas. Às crianças envolvidas neste projeto, foi possível construir conhecimento sobre o impacto da indústria têxtil no ambiente, em todas as fases do ciclo de vida do produto, e sobre as alternativas ao consumo de vestuário. Neste percurso, também se desenvolveram competências para o exercício de uma cidadania crítica e de participação como cidadãos do mundo na preservação do ambiente, aprendendo a debater, a construir as suas opiniões, a eleger, a analisar os factos, a elaborar discursos, a comunicar de forma sustentada os seus argumentos e conhecimentos a uma comunidade mais alargada.
