Browsing by Author "Almeida, Elsa Maria de Barros"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- O estímulo musical como potenciador da qualidade técnica e dinâmica do movimento na aula de técnica de dança clássica: 3º ano/raparigas da Escola Artística de Dança do Conservatório NacionalPublication . Almeida, Elsa Maria de Barros; Neves, Isabel Maria Neto de Almeida Duarte CraveiraO presente relatório, elaborado no âmbito do curso de Mestrado em Ensino de Dança, foi realizado na Escola Artística de Dança do Conservatório Nacional – EADCN, na disciplina de TDC, com o 3º Ano de dança, turma de raparigas. Para além do estímulo motivacional provocado pela música, o nosso estudo teve por objetivo aferir o papel catalisador que a música desempenha na realização técnica do movimento e na sua dinâmica, na aula de Técnica de Dança Clássica - TDC. Para o desenvolvimento do nosso estudo, partimos de uma pesquisa bibliográfica e de outros elementos teóricos que se tornaram fundamentais para o nosso conhecimento e contribuíram para que tivéssemos uma ação pedagógica mais eficaz. Partimos de uma metodologia de investigação qualitativa aplicada à área da educação e pedagogia, apoiando-nos em instrumentos técnicos próprios da investigação-ação. A nossa ação centrou-se na aula de TDC e teve sempre em conta as etapas fundamentais próprias do nosso método de estudo: planificação, ação, reflexão e reformulação. Após a recolha, análise dos dados e término do estágio, prosseguimos com uma reflexão final que possibilitou verificar e concluir que a nossa intervenção pedagógica foi um fator positivo e contribuiu, de forma breve, para a aprendizagem das alunas, no controlo da dinâmica do seu movimento, na sua execução técnica e consequentemente na sua prestação interpretativa, “dançar a música”.