Browsing by Author "Alexandre, Ana Carolina Rodrigues"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- A inteligência artificial como ferramenta para o ensino das ciências naturaisPublication . Alexandre, Ana Carolina Rodrigues; Almeida, TiagoO presente relatório final foi desenvolvido no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada II, integrada no Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico, da Escola Superior de Educação de Lisboa. O estudo, intitulado A Inteligência Artificial como ferramenta para o ensino das Ciências Naturais, foi desenvolvido com alunos do 6.º ano de escolaridade do 2.º Ciclo do Ensino Básico, definindo-se como problemática: De que forma é que a Inteligência Artificial contribui para a aprendizagem de conteúdos das Ciências Naturais? De forma a dar resposta à problemática definiram-se como objetivos gerais da presente investigação (i) caracterizar as conceções dos alunos sobre a Inteligência Artificial; (ii) compreender o contributo da Inteligência Artificial, com recurso ao chatgpt, na aprendizagem de um conteúdo de Ciências Naturais. Levando em consideração os objetivos supramencionados, centrou-se o estudo no paradigma interpretativo, pelo que se optou por uma metodologia de cariz qualitativo, tratando-se o desenho da investigação de um estudo de caso único. As técnicas de recolha de dados utilizadas foram entrevistas em grupos focais, análise de conteúdo, análise categorial e análise descritiva. A triangulação de todos os dados recolhidos permitiu tirar diversas conclusões. Os resultados do estudo permitiram verificar que a Inteligência Artificial contribui para a aprendizagem de um contributo de Ciências Naturais, por parte dos alunos. As conceções dos alunos em relação à integração de ferramentas de IA na educação revelaram-se pertinentes e maioritariamente de acordo com a opinião de vários autores.