Browsing by Author "Alegria, Susana Filipa Vidinha"
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- Os processos de regulação e autorregulação das aprendizagens no trabalho em parcerias durante o tempo de estudo autónomo, numa turma de 3º ano de escolaridadePublication . Alegria, Susana Filipa Vidinha; Mestre, LuísO presente relatório surge no âmbito da Unidade Curricular (UC) de Prática de Ensino Supervisionada II (PES II), integrada no Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e em Matemática e Ciências Naturais do 2.º CEB. Este integra a descrição, análise e reflexão da prática pedagógica de ensino supervisionada vivenciada em 1.º e em 2.º CEB, bem como a investigação realizada com uma turma de 3.º ano do 1.º CEB, no contexto de um estabelecimento de ensino privado na região de Lisboa. A presente investigação teve como principal objetivo compreender os processos realizados pelos alunos face à regulação e autorregulação das aprendizagens no trabalho realizado em parcerias, durante o Tempo de Estudo Autónomo. Neste sentido, delinearam-se os seguintes objetivos específicos: i) Caracterizar as perceções dos alunos face a uma parceria eficaz, no âmbito do Tempo de Estudo Autónomo; ii) Caracterizar as perceções dos alunos face à seleção do colega a apoiar ou a ser apoiado; iii) Caracterizar as perceções dos alunos face à seleção dos conteúdos e competências curriculares a serem trabalhadas nas parcerias desenvolvidas; iv) Caracterizar as perceções dos alunos face às estratégias de trabalho utilizadas no decorrer das parcerias; v) Caracterizar as perceções dos alunos quanto às aprendizagens realizadas durante o trabalho de parcerias; vi) Caracterizar as perceções dos alunos quanto à avaliação das parcerias; e vii) Identificar que mudanças podem ocorrer na regulação e autorregulação das aprendizagens no trabalho em parcerias, decorrente das estratégias implementadas. De acordo com os objetivos do estudo, a metodologia utilizada é de natureza qualitativa, com procedimentos próximos da metodologia de investigação-ação, tendo sido utilizadas diversas técnicas de recolha de dados, tais como a aplicação de questionários, a análise documental e a observação participante. O tratamento de dados foi efetuado com recurso à análise de conteúdo. Os resultados do estudo revelaram que os alunos demonstraram uma melhoria na regulação e autorregulação das aprendizagens no trabalho em parcerias. As estratégias e instrumentos implementados, como as Listas de Verificação Intermédias, as apresentações e as conversas informais, contribuíram para que os alunos trabalhassem com maior responsabilidade, autonomia e intencionalidade, bem como escolhessem os colegas mais indicados para as parcerias; também para que as avaliassem de forma mais detalhada e reflexiva, tivessem maior consciência das aprendizagens adquiridas durante esse tempo, além das dificuldades que persistiram, e se responsabilizassem mais pelo sucesso das parcerias.