ISEL - Engenharia de Gestão Industrial
Permanent URI for this community
Browse
Browsing ISEL - Engenharia de Gestão Industrial by Author "Carmo, Leonor Coutinho"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Análise de estratégias de melhoria contínua de processos organizacionaisPublication . Carmo, Leonor Coutinho; Galvão, Ivan Rodolfo Pereira Garcia deA temática desta dissertação apresenta uma elevada relevância, tendo em consideração que o ambiente competitivo entre organizações, nos dias de hoje, apela à aplicação de diversas práticas e ferramentas de qualidade. Estas devem ser capazes de maximizar a produtividade dos processos, criar valor para as partes interessadas e manter a prosperidade dos negócios. O objetivo deste trabalho consiste em estudar a utilidade e a importância das diversas estratégias de melhoria contínua na otimização do desempenho de processos organizacionais em diferentes setores de atividade. Em concreto, estudou-se a aplicação das sete ferramentas clássicas de controlo de qualidade em diferentes contextos problemáticos, a aplicação das práticas associadas aos princípios da metodologia da Gestão da Qualidade Total (TQM) em casos de estudo com diferentes contextos organizacionais e a aplicação dos processos de melhoria contínua para a gestão eficaz de um Sistema de Gestão de Qualidade (SGQ). A melhoria contínua no desempenho dos processos pode ser alcançada tanto a nível de eficácia mensurável, como também através de contribuições éticas e socialmente responsáveis para as partes interessadas. Para estudar a aplicação das estratégias definidas optou-se por uma metodologia de pesquisa dedutiva, que partiu de verdades gerais e conclusões já conhecidas. Foram utilizadas duas abordagens de pesquisa diferentes, designadamente de casos de estudo e de investigação-ação. Estas foram utilizadas respetivamente, para uma pesquisa bibliográfica sobre a análise da aplicação de ferramentas e práticas de qualidade em processos organizacionais descritos nos casos de estudo e para a recolha e análise de dados em contexto empresarial. Os resultados demonstraram que a melhoria generalizada obtida tanto na resolução dos problemas identificados, como na melhoria da eficácia de determinados processos organizacionais comprovou a temática do estudo, isto é, a importância e a utilidade constatada na aplicação de estratégias de melhoria contínua para a otimização do desempenho organizacional em diversos contextos de aplicação.