ESD - Escola Superior de Dança
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Browsing ESD - Escola Superior de Dança by Author "Aguiar, Mariana Filipa Cunha"
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- As emoções e o desenvolvimento da criatividade dos alunos de 3º ciclo, no âmbito da Composição Coreográfica, na Escola Vocacional de Dança das Caldas da RainhaPublication . Aguiar, Mariana Filipa Cunha; Marques, Ana SilvaEste relatório de estágio surge no âmbito do Curso Mestrado em Ensino de Dança, da Escola Superior de Dança, do Instituto Politécnico de Lisboa, como conclusão deste Ciclo de Estudos. A prática pedagógica concretizou-se na Escola Vocacional de Dança das Caldas da Rainha, no ano letivo de 2012/2013, mais especificamente no contexto da disciplina de Composição Coreográfica, contando com a participação de 22 alunas, do sexo feminino, integradas no 3º Ciclo do Ensino Básico em duas turmas distintas do regime de ensino articulado. Como objetivos principais deste estágio pretendeu-se compreender quais as estratégias, metodologias e pedagogias mais eficazes no processo ensino-aprendizagem da Composição Coreográfica, através da criação de uma obra coreográfica; promover as competências das alunas como criadoras e intérpretes; procurar a consciencialização, a reflexão, a intenção e o significado, partindo da temática dos afetos, medos e emoções; e, por fim, estabelecer uma comparação do trabalho realizado com cada turma, tendo em consideração os estímulos e abordagens semelhantes. Este trabalho insere-se no âmbito da investigação-ação e é suportado por métodos qualitativos de avaliação e reflexão. Como suporte metodológico, foram realizados relatórios de avaliação/reflexão de prática pedagógica, tabelas de observação, diários de bordo e, foi ainda aplicado, às alunas, um questionário com perguntas abertas como forma de aferir as suas opiniões relativas ao processo educativo. Como conclusão, parece fundamental destacar o desafio cognitivo implicado no desenvolvimento das propostas criativas apresentadas a estas alunas, na fase da adolescência, e no desenvolvimento do processo coreográfico, no qual necessitaram constantemente de refletir sobre si próprias e no mundo que as rodeia, procurando a consciência das suas emoções e emoções dos outros. Foi uma constante o encontrar de soluções criativas de movimento para se atingir o significado verdadeiro dos sentimentos, dos gestos quotidianos, das imagens, das situações, das palavras e dos silêncios. Despertou-se a consciência para uma construção emocional de si próprias, desenvolvendo no seu trabalho uma grande carga emocional, apresentada sob forma de Dança, num produto artístico final, com o título “O meu maior medo… tinha medo de dizer”.