ESD - Dissertações de Mestrado
Permanent URI for this collection
News
ESD - Dissertações de Mestrado
Browse
Browsing ESD - Dissertações de Mestrado by Author "Albuquerque, Ana Sofia"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- A construção da relação pedagógica no envolvimento e desempenho dos alunos do 4º ano do curso artístico especializado do Ginasiano Escola de DançaPublication . Albuquerque, Ana Sofia; Garcia, VitorO presente Relatório de Estágio insere-se no contexto do Curso de Mestrado em Ensino de Dança da Escola Superior de Dança, do Instituto Politécnico de Lisboa para finalizar o ciclo de estudos. Foi realizado no Ginasiano Escola de Dança, (GED), no ano letivo de 2020/2021, enquadrado na disciplina de Técnicas de Dança, mais especificamente em Técnica de Dança Contemporânea, (TDCon) e Repertório, (Rep). Durante o estágio pretendeu-se desenvolver A Construção da Relação Pedagógica no Envolvimento e Desempenho dos alunos do 4º ano do Curso Artístico Especializado de Dança, potenciado pelo desenvolvimento de um processo ensino-aprendizagem dinâmico, comunicativo, eficiente e eficaz, com vista a um sucesso consciente dos alunos que permitisse também, e ao mesmo tempo, um melhor conhecimento pessoal e como professora, de modo a potenciar a capacidade de comunicar com asserção e de obter resultados positivos na relação professor/aluno. O projeto foi pensado, planeado e desenvolvido – consideradas as características dos alunos no contexto de implementação do estágio – tendo como objetivo a otimização das metodologias no processo de Criação e Composição Coreográfica de forma a promover a relação pedagógica com a criação própria como estímulo base. Analisou-se o modo como o processo ensino-aprendizagem pode ser caracterizado por uma relação pedagógica e educativa em que o professor e os alunos se conhecem, se respeitam e se envolvem conscientemente na construção da aprendizagem, porque todos são agentes dessa construção; não é só, nem sobretudo, o professor que ensina, são também os alunos que auto aprendem na descoberta do significado do saber e na criação de conhecimentos novos. Na implementação do estágio recorreu-se à metodologia de Investigação-Ação com os instrumentos de dados utilizados designadamente, a observação, o diário de bordo e a vídeogravação, assim como, foi também elaborado um questionário aos alunos de onde se pode verificar que os alunos entenderam o significado e a utilidade da motivação e do envolvimento para uma boa relação pedagógica e uma entrevista informal à professora titular. A linha ténue de conseguir criar uma boa relação pedagógica e manter os alunos com um envolvimento e desempenho rigorosos, indispensáveis à prática de técnica de dança é, necessariamente, subtil, mas o equilíbrio prevaleceu entre os interesses dos alunos e os da professora, tendo sido atingidos os objetivos propostos.