ESD - Dissertações de Mestrado
Permanent URI for this collection
News
ESD - Dissertações de Mestrado
Browse
Browsing ESD - Dissertações de Mestrado by Author "Afflalo, Inês Morgado Kruss"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Safe dance practice: uma abordagem estratégica sobre as condições psicomotoras e emocionais nas aulas de Técnica de Dança Contemporânea - 5º ano A da Escola de Dança do Conservatório NacionalPublication . Afflalo, Inês Morgado Kruss; Graça, CristinaO presente relatório, elaborado no âmbito do Mestrado em Ensino de Dança, refere-se ao estágio desenvolvido na Escola de Dança do Conservatório Nacional - EDCN, no 2º período do ano lectivo 2014/2015, na disciplina de Técnica de Dança Contemporânea, com uma turma mista, o 5º A do Ensino de Dança ou 9º A do Ensino Académico. O estágio teve como principal objetivo por em prática um conjunto de aulas perspetivadas à luz do conceito Safe Dance Practice, que se foca no estabelecimento de um ambiente de aprendizagem seguro, tanto no plano físico/motor, como no plano emocional, identificando concomitantemente as condições que deverão ser proporcionadas e os cuidados que deverão ser observados no processo de ensino aprendizagem no contexto da aula de dança contemporânea, em relação aos corpos e mentes das crianças e jovens que estudam dança. Escolhemos recorrer a uma metodologia de investigação qualitativa aplicada à educação e apoiámos a nossa investigação em técnicas e instrumentos característicos da investigaçãoação, começando pela observação e planificação, passando pela intervenção e pelas constantes reflexão e reformulação, finalizando com as conclusões finais. Os instrumentos utilizados foram os relatórios de avaliação/reflexão de prática pedagógica, tabelas de observação, diário de bordo e aplicação de dois questionários aos alunos, de perguntas fechadas e de escala, o primeiro antes de iniciar o processo de intervenção nas aulas como forma de auscultação e o segundo no final da fase de lecionação autónoma que nos permitiram desenvolver uma perspectiva comparativa. Com base na investigação teórica desenvolvida e na observação do funcionamento da turma e características dos alunos, propôs-se um bloco de aulas com uma composição e metodologia devidamente identificadas, sob influência das técnicas de dança contemporânea, Flying Low Tecnique, Realese Tecnique e Graham Tecnique, bem como da técnica somática Hatha Yoga, possíveis de enquadrar na estrutura de aulas lecionadas na EDCN.