ESD - Teses de Doutoramento
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Browsing ESD - Teses de Doutoramento by advisor "Monteiro, Elisabete"
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- As conceções pessoais da criatividade em dança dos professores e alunos do ensino artísticoPublication . Marques, Ana Silva; Nogueira, João; Monteiro, ElisabeteO trabalho de Doutoramento que se apresenta surgiu da vontade de aprofundar e desenvolver o conceito de Criatividade, delimitado à Dança, enquanto atividade formativa do Ensino Artístico no Sistema Educativo Português. Procuramos, neste estudo, desenvolver a capacidade de pesquisa, interpretação e análise da produção científica na área das Ciências da Educação, nomeadamente, na relação que existe entre os espaços da Criatividade, Ensino Artístico e Dança. Para tal, pretendemos recorrer à área da Psicologia como especialidade de investigação, tendo como ponto de partida os seus referenciais, de forma a concretizar uma reflexão aprofundada sobre a Criatividade e, em simultâneo, invocamos a investigação relacionada com o Ensino da Dança. A par deste trabalho, sendo a Criatividade utilizada frequentemente em conteúdos e contextos educacionais artísticos, avaliamos que existe uma necessidade fulcral de compreender quais são, de facto, as conceções pessoais dos professores e dos alunos de Dança quando abordam o termo Criatividade e de que forma este se reflete nos fatores pessoa, processo, produto e contexto que se envolvem inevitavelmente no ensino da criatividade em Dança. Como opção metodológica, consideramos pertinente seguir, primeiramente, uma metodologia de investigação qualitativa, ou interpretativa, pois entendemos que seria a mais adequada para perceber o fenómeno inerente à problemática desta investigação. Assim, na Fase I do estudo, e com a aplicação de um Inquérito por Questionário a 12 Especialistas-Informantes Privilegiados (6 alunos e 6 professores de Dança), tivemos como objetivo central focar a nossa atenção na recolha de informação que estivesse diretamente relacionada com as conceções pessoais de Criatividade em Dança, com o intuito de conhecer os aspetos que estavam diretamente relacionados com a pessoa, o produto, o processo, o ambiente criativo e a avaliação, possibilitando-nos, assim, aferir quais os pontos de vista dos participantes. A opinião dos nossos inquiridos permitiu concretizar um estudo exploratório que possibilitou, a partir da análise de conteúdo, transitar para a etapa seguinte (Fase II) e, mais especificamente, construir um novo instrumento de recolha de dados. Na Fase II do estudo, procuramos a produção de proposições mais generalizáveis ou universais, em busca das representações sociais da criatividade, da amostra em estudo, com base na metodologia quantitativa suportada pelo recurso a um segundo Inquérito por Questionário aplicado a 281 participantes (alunos e professores de Dança), de um universo total de 356 pessoas convidadas a responder, tendo-se obtido uma taxa de resposta de 79%. Consideramos que a complementaridade dos métodos quantitativos e qualitativos foi pertinente, pois possibilitou uma análise aprofundada de todos os dados, permitindo, desta forma, uma interpretação consistente do fenómeno em estudo. Com os resultados obtidos, queremos que este estudo seja uma peça essencial para os Cursos Vocacionais de Dança, proporcionando uma efetiva compreensão do fenómeno educativo estudado, de acordo com a sua singularidade e complexidade, e oferecendo dados concretos relativamente ao modo como a Criatividade é “sentida” e “vivida” junto dos seus alunos e professores de Dança.