ESELx - Escola Superior de Educação de Lisboa
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Browsing ESELx - Escola Superior de Educação de Lisboa by advisor "Almeida, Tiago Alexandre Fernandes"
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- O desenho infantil como reflexo do desenvolvimento e comunicação da criança: perspetivas dos/as profissionais da educação e dos/as cuidadores/asPublication . Filipe, Carolina Ramos; Almeida, Tiago Alexandre FernandesO desenho infantil é das linguagens mais antigas do mundo, sendo entendida como uma expressão artística acessível a todos. Na atualidade, o desenho continua a ser a primeira “manifestação gráfica, de expressão e linguagem da criança”, estando presente nas demais áreas de conhecimento. Tal como a linguagem verbal, as linguagens artísticas são um modo de interação e comunicação com os pares, espelhando a visão e interpretação da criança relativamente a vivências significativas, bem como conhecimentos adquiridos, o seu estado emocional e a forma como se coloca nos contextos em que está inserida. Assim, compreender o universo infantil é fundamental para compreender a criança de modo holístico. Centrando-se nesta temática, o presente estudo, de natureza quantitativa, prende-se com a análise das perspetivas dos/as profissionais de educação e cuidadores/as da valência de pré-escolar, na Organização Socioeducativa na qual foi desenvolvida a PPS II, face à importância do desenho infantil, tanto como instrumento de comunicação da criança, como promotor e forma de compreender o seu desenvolvimento. Para o efeito, foi elaborado e aplicado um Inquérito por Questionário, para um universo de 12 profissionais de educação e 94 famílias, contabilizando, deste modo, um total de 106 inquiridos. Contudo, apenas foram obtidos 79 inquéritos respondidos. Os resultados indicam que na grande maioria, a população-alvo reconhece a importância do desenho infantil como reflexo da comunicação e desenvolvimento da criança, bem como a importância desta atividade na rotina diária, com uma diversidade de materiais ao alcance da criança e o diálogo posterior que deve ser estabelecido com esta, mas poucos fundamentam esta importância, nomeadamente, os/as cuidadores/as, pois que, quando questionados acerca das dimensões que o desenho pode estimular, 50% dos inquiridos compreende que todas as dimensões podem ser estimuladas a partir do desenho e das variáveis possíveis de interpretar, um número muito reduzido de inquiridos (9) reconhece todas as variáveis indicadas como sendo relevantes na análise dos desenhos.
