ESD - Dissertações de Mestrado
Permanent URI for this collection
News
ESD - Dissertações de Mestrado
Browse
Browsing ESD - Dissertações de Mestrado by advisor "Carraça, Luís"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Repertório contemporâneo como disciplina de desenvolvimento técnico e artísticoPublication . Gonçalves, Mário José Almeida; Carraça, Luís; D'Andrea, AnaEste relatório de estágio surge no âmbito do Curso de Mestrado em Ensino de Dança, ministrado na Escola Superior de Dança do Instituto Politécnico de Lisboa. A prática e a aplicação do estudo realizaram-se na Escola de Dança Ginasiano em Gaia, no ano letivo de 2013/2014, sendo lecionado na disciplina de Técnica de Dança Contemporânea, contando com um total de 11 alunas, todas do sexo feminino, frequentando o 2º Ciclo do ensino artístico especializado/dança, em sistema de ensino articulado. Pretendeu-se, como objetivo principal deste estágio, desenvolver a componente expressiva e corporal de alunos do ensino artístico especializado/dança, trabalhando no sentido da pesquisa, da visualização e da experimentação sobre um extrato coreográfico do coreógrafo contemporâneo Mark Morris, colocando o aluno no papel de executante e intérprete. O extrato coreográfico escolhido tem uma carga expressiva, emotiva e corporal, que se procurou transmitir ao aluno. Procedeu-se a um trabalho preliminar, com o intuito de estruturar uma aula, que fosse ao encontro das necessidades do extrato coreográfico escolhido, através da componente prática. Iniciou-se com uma preparação técnica, recorrendo-se a um trabalho de controlo corporal de técnica de dança contemporânea, com exercícios coreografados, desenvolvendo isoladamente um conjunto de exercícios de centro, de chão e diagonais com deslocação pelo espaço. Para o trabalho de desenvolvimento artístico, através do visionamento do extrato vídeo, procurou-se incentivar a atenção das alunas para a interpretação, tendo-lhes sido dadas várias propostas de movimento que, através de um trabalho de Técnica de Dança Contemporânea e improvisação orientada, pudessem progredir tecnicamente e, em consonância exprimir um sentimento e uma sensação, que o próprio movimento lhes transmitia. Este trabalho insere-se no âmbito da investigação/ação e é suportado por métodos qualitativos de avaliação e de reflexão. Como suporte metodológico, foram realizadas tabelas de observação e diários de bordo. Foi ainda aplicado, às alunas, um questionário com perguntas abertas, que almejou aferir as suas opiniões relativas ao objeto de estudo e obter informação adicional sobre o seu ambiente familiar e os seus gostos relacionados com o ensino da dança, proporcionando-me, assim, um maior conhecimento sobre elas, para melhor poder orientar a metodologia aplicada no estágio.Nesta proposta, procurou-se complementar o desenvolvimento técnico e artístico, direcionado para intérpretes de Dança Contemporânea, ajudando-as a entender o trabalho de interpretação de um bailarino em articulação com o desenvolvimento artístico e técnico. A proposta de trabalho terminou com uma apresentação pública, na qual as alunas puderam pôr em prática o que desenvolveram e aprenderam. Houve igualmente uma preocupação estética com a sua aparência e com a forma como se poderiam apresentar na mostra, para a comunidade escolar. Para o efeito, foi dinamizada, na sala de aula, a exibição de forma a elas sentirem o que é estar em palco, com a responsabilidade de uma apresentação, aplicando a técnica apreendida, tanto ao longo das aulas ministradas, como através da aprendizagem do repertório, dando a expressividade exigida pelo extrato coreográfico. Creio poder dizer, que foi um desafio amplamente superado, observável não só pelo seu empenho e motivação para a realização, por parte das alunas, desta tarefa, mas também pela assiduidade e participação demonstrada, sendo fatores que contribuíram para a ocorrência da proposta de estágio.