ESD - Dissertações de Mestrado
Permanent URI for this collection
News
ESD - Dissertações de Mestrado
Browse
Browsing ESD - Dissertações de Mestrado by advisor "Ana Silva Marques"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- O toque como estratégia técnico-pedagógica de correção na técnica de dança clássica com alunos do 4º ano do An-Dança - Conservatório de Dança de Vila Nova de FamalicãoPublication . Gomes, Rute; Ana Silva MarquesO presente relatório de Estágio, foi elaborado no âmbito do Curso de Mestrado em Ensino de Dança (10ª edição), ministrado pela Escola Superior de Dança (ESD) do Instituto Politécnico de Lisboa (IPL), e pretende ser um relato claro e objetivo da prática de estágio que foi desenvolvida no âmbito das unidades curriculares de Estágio I e Estágio II. Este estágio foi implementado no ano letivo 2021/2022 na escola cooperante An- Dança – Conservatório de Dança de Vila Nova de Famalicão (CVNF) integrado na disciplina de Técnica de Dança Clássica (TDC), com alunos do 8º ano do ensino regular ou 4º ano do Ensino Artístico Especializado (EAE). A intervenção pedagógica-didática foi desenvolvida tendo como objetivo estudar as estratégias de ensino ao nível da técnica de dança clássica, em que o principal modelo de instrução e correção a ser aplicado seria o toque. Nesse sentido, aplicaram-se os princípios teóricos da metodologia de investigação-ação, desenvolvendo durante toda a prática pedagógica um conjunto de estratégias e abordagens metodológicas, em que a escolha dos parâmetros avaliativos constantes dos instrumentos de recolha de dados (questionários, diário de bordo, registos de vídeo e discussão aberta) privilegiou na incidência do toque como a principal estratégia de ensino e modelo de instrução a utilizar. No decorrer do estágio, procurou-se compreender os conteúdos programáticos adquiridos e pretendidos para este nível de ensino, para que em conjunto com a professora titular se encontrassem estratégias que permitissem estabelecer a temática do estágio ao longo de toda a execução dos conteúdos programáticos exigidos. Foi possível constatar-se a recetividade e interesse por parte das alunas participantes em relação às diferentes práticas de intervenção por parte da estagiária. Apesar de os métodos de instrução não serem desconhecidos para as alunas, segundo as mesmas, a forma como foram aplicados, com especial relevância para o toque, foram cruciais para a compreensão de elementos fundamentais da técnica de dança clássica, e principalmente melhorando significativamente as suas competências na área disciplinar em causa. O toque como estratégia técnico-pedagógica de correção na técnica de dança clássica com alunos do 4º ano do An-Dança – Conservatório de Dança de Vila Nova de Famalicão Relatório Final de Estágio apresentado à Escola Superior de Dança com vista à obtenção do Grau de Mestre em Ensino de Dança outubro de 2022 Rute Gomes 6 Concluiu-se deste modo, que o toque, como prática de instrução, foi extremamente eficaz na perceção e compreensão da técnica de dança clássica e que fez surtir efeitos imediatos na compreensão, desempenho e qualidade, quer da postura, quer da qualidade de execução dos movimentos das alunas participantes no estágio.