Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.21/9306
Título: A consciência postural na eficácia do ensino do clarinete
Autor: Vinagre, Mário Gabriel Piteira
Orientador: Jerónimo, Manuel
Palavras-chave: Postura
Consciência postural
Ensino do clarinete
Posture
Posture awareness
Clarinet teaching
Data de Defesa: Set-2018
Editora: Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Música de Lisboa
Resumo: Resumo I - O Estágio do Ensino Especializado foi realizado durante o ano letivo de 2017/2018 no Conservatório Regional de Évora – Eboræ Mvsica e envolveu três alunos do ensino oficial de música, um do 1º Grau e outro do 3º Grau do Curso Básico de Música e um do Curso Secundário. O estágio compreendeu a programação e lecionação de noventa aulas. Pretende-se com o estágio a evolução da prática de lecionar aulas de clarinete a alunos de diferentes níveis, tendo sido elaborados os correspondentes planos de aula. Na descrição da prática pedagógica procedeu-se à caracterização da escola, da classe, dos alunos envolvidos no estágio e das práticas educativas desenvolvidas pelo mestrando nas aulas, ao que se seguiu uma breve reflexão sobre o desempenho dos alunos e uma análise crítica da atividade docente. A experiência da prática pedagógica foi um fator de enriquecimento pessoal enquanto professor de clarinete.
Resumo II - O presente projeto de investigação aborda o tema «A consciência postural na eficácia do ensino do clarinete». O percurso metodológico contemplou a consulta bibliográfica alusiva à temática abordada, a pesquisa de conceitos comuns aos autores consultados sobre a postura, aplicando-os, depois, à prática do clarinete e, por fim, a elaboração de um modelo de procedimentos e técnicas baseado nos textos consultados e aplicados ao instrumento. Por último, apresenta-se uma reflexão sobre a importância da aplicação pedagógica da consciência corporal no processo de ensino-aprendizagem do clarinete, no contexto do ensino especializado em música. Este projeto permitiu abordar a postura na sua vertente didático-pedagógica, recorrendo à produção de uma ferramenta de auxílio pedagógico para o ensino do clarinete, que compreende um modelo de procedimentos e exercícios, a aplicar pelos professores nas aulas de clarinete, com o objetivo de desenvolver a postura mais correta na prática do instrumento, levando a um ensino artístico mais eficaz. Com este trabalho pretende-se contribuir para o fator motivacional dos alunos face à prática performativa e, consequentemente, para o alargamento dos horizontes pedagógicos dos professores de música.
Abstract I - The Specialized Education Training was conducted during the academic year of 2017/2018 in the Regional Conservatory of Évora – Eboræ Mvsica and involved three students of the oficial music teaching, one from the 1st grade and another from the 3rd grade of the basic course in music and one from the secondary course. The stage comprised a schedule and teatching of ninety classes. The goal is the learning stage and evolution of the practice of teaching clarinet lessons to students of different levels, with the corresponding lesson plans drawn up. In the description of pedagogical practice, it was made a characterization of the school, of the class, of the students involved in the training and of the educational practices developed by the graduate student in class, which was followed by a brief reflection on the performance of students and a critical analysis of the teaching performance. The experience of teaching practice was a factor of personal enrichment as a clarinet teacher.
Abstract II - This research project addresses the theme «Posture awareness in the efficacy of clarinet teaching». The methodological course included the bibliographical consultation on the subject, the research of concepts about posture common to the authors consulted, applying them to the practice of clarinet, then, and, finally, the elaboration of a model of procedures and techniques based in the texts consulted and applied to the instrument. Finally, is presented a reflection on the importance of the pedagogical application of body awareness in the teaching-learning process of clarinet, in the context of specialized music teaching. This project allowed to approach the posture in its didactic-pedagogical aspect, resorting to the production of a pedagogical aid tool for teaching the clarinet, which includes a model of procedures and exercises, to be applied by teachers in clarinet classes, with the objective of develop the most correct posture in the practice of the instrument, leading to a more effective teaching of art. This work intends to contribute to the motivational factor of the students in face of the performative practice and, consequently, to broaden the pedagogical horizons of music teachers.
Descrição: Relatório de estágio - Mestrado em Ensino da Música
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.21/9306
Aparece nas colecções:ESML - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Relatório de Estágio - Mário Vinagre.pdf4,55 MBAdobe PDFVer/Abrir    Acesso Restrito. Solicitar cópia ao autor!


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.