Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.21/9284
Título: As lesões ocupacionais em pianistas: estratégias de prevenção no âmbito de um projecto educativo com quatro alunos da escola artística de música do Conservatório Nacional
Autor: Costa, Beatriz Ortega Baptista Pestana da
Orientador: Pacheco, Paulo
Oliveira, Raul
Palavras-chave: Lesões ocupacionais
Dor
Prevenção de lesões
Alongamentos
Piano
Ensino
Playing-related injuries
Pain
Injury prevention
Stretching
Teaching
Data de Defesa: Set-2018
Editora: Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Música de Lisboa
Resumo: Resumo I - No âmbito do Mestrado em Ensino da Música (MEM), elaborei o presente relatório relativo ao Estágio do Ensino Especializado (EEE) que realizei na Escola Artística de Música do Conservatório Nacional (EAMCN), no ano letivo 2017/2018. Durante o estágio, tive a oportunidade de assistir a aulas de três alunos da classe de Piano da professora Anne Kaasa. Os alunos A, B e C, sugeridos pela professora Anne Kaasa, encontravam-se em três níveis de escolaridade distintos: 1.º grau do Curso de Iniciação, 4.º grau do Curso Básico Oficial e 3.º ano do Curso Profissional, respetivamente. Estes níveis de escolaridade encontram-se em conformidade com as orientações da Escola Superior de Música de Lisboa (ESML) para o EEE. Além de assistir às aulas destes três alunos ao longo do ano letivo 2017/2018, também lecionei três aulas a cada um deles, uma em cada período letivo. As gravações vídeo das aulas por mim lecionadas foram entregues ao professor Paulo Pacheco, orientador do presente relatório de estágio. Os comentários do professor Paulo Pacheco foram essenciais para o desenvolvimento das minhas práticas educativas, motivando reflexão e autocrítica constantes. O presente relatório conta ainda com um anexo em formato digital com as fichas de observação e os planos de aula redigidos durante o estágio.
Resumo II - O presente projeto de investigação consistiu na recolha de informação sobre lesões musculoesqueléticas particularmente evidenciadas por músicos, seus fatores de risco e possível prevenção. O projeto contou com a participação de quatro alunos da EAMCN, pretendendo averiguar se os hábitos de estudo considerados de risco para o bem-estar físico são praticados pelos alunos participantes, saber se os alunos participantes sentem ou já sentiram desconforto físico associado ao estudo do piano, verificar se as respostas dos alunos participantes são comparáveis às respostas a questões semelhantes em estudos internacionais e analisar a eficácia da aplicação de um conjunto de alongamentos na diminuição do desconforto físico associado à prática instrumental. Os dados relativos à intensidade do desconforto físico associado ao estudo do piano, hábitos de estudo e estilo de vida dos alunos foram obtidos através do preenchimento de questionários em momentos-chave do desenvolvimento do projeto. Estes questionários foram elaborados por mim, com base no Questionário Nórdico Músculo-esquelético. Escolhi cinco exercícios, retirados de literatura sobre o tema, para que os alunos executassem antes e depois das suas sessões de estudo durante as cinco semanas do projeto. Para uma compreensão correta da sua execução, elaborei um “Guia para a execução de alongamentos” que disponibilizei aos alunos durante uma sessão de esclarecimento efetuada antes do início do projeto. Durante essas cinco semanas, os alunos preencheram tabelas semanais, indicando se tinham executado ou não os alongamentos indicados. No final do projeto educativo, os alunos redigiram ainda uma pequena reflexão sobre a sua participação no mesmo.
Abstract I - In the scope of the Masters in Music Education, I wrote the following report referring to my internship in specialized teaching held at Escola Artística de Música do Conservatório Nacional, during the school year of 2017/2018. While attending the intership, I had the opportunity to observe the lessons of three students from teacher Anne Kaasa’s piano class. Students A, B, and C were suggested by Anne Kaasa and were in three different educational levels: elementary, basic and secondary, respectively. These educational levels are in accordance with orientations given by Escola Superior de Música de Lisboa for the internship in specialized teaching. Besides observing the lessons given to these three students by Anne Kaasa during the school year of 2017/2018, I also taught three lessons to each student, one per term. The video recordings of the lessons I taught were delivered to Professor Paulo Pacheco, advisor of this report. Professor Paulo Pacheco’s comments were essential for the development of my teaching practices, motivating constant reflection and self-criticism. This report has attached in digital support the reports and plans written during the internship.
Abstract II - This research project consisted of the collection of information on musculoskeletal injuries particularly evidenced by musicians, their risk factors and possible prevention. The project depended on the participation of four EAMCN students and was intended to find out if study habits considered to risk the physical well-being are being practiced by the participating students, to know if the participating students feel or have already felt physical discomfort linked with piano study, to verify if the answers of the participating students are comparable to the answers to similar questions in international studies, and to analyze the effectiveness of the application of a set of stretches in the reduction of physical discomfort associated to instrumental practice. The data on the intensity of physical discomfort associated with piano study, study habits and students' lifestyles were obtained through the filling of questionnaires at key moments in the project’s development. I developed these questionnaires based on the Nordic Musculoskeletal Questionnaire. I chose five exercises from literature on the subject, that students would perform before and after their study sessions during the five weeks of the project. For a correct understanding of their execution, I developed a "Guide to the execution of stretches" that I made available to the students during a clarification session carried out before the beginning of the project. During those five weeks, the students completed weekly charts indicating whether or not they had performed said stretches. At the end of the educational project, the students wrote a small reflection about their participation.
Descrição: Relatório de Estágio - Mestrado em Ensino de Música
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.21/9284
Aparece nas colecções:ESML - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
2012797_BeatrizOrtegaCosta_RelatorioDeEstagioMEM_FINAL,An1-7.pdf6,16 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.