Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.21/9145
Título: A metodologia do projeto orquestra geração como fator primordial de motivação na permanência no projeto
Autor: Gradíssimo, Carlos Eduardo Dias
Orientador: Lima, Paulo Gaio
Caldas, Matilde
Palavras-chave: Orquestra Geração
El Sistema
Motivação
Ensino
Aprendizagem musical
Motivation
Teaching
Musical learning
Data de Defesa: Nov-2018
Editora: Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Música de Lisboa
Resumo: Resumo I – Prática pedagógica - Esta seção está inserida no relatório de estágio do Mestrado em Ensino da Música, com especialização em violoncelo, pela Escola Superior de Música de Lisboa. A parte seguinte consiste na realização do Estágio do Ensino Especializado, e na elaboração do relatório sobre as práticas pedagógicas desenvolvidas nesse processo, relativo ao ano letivo de 2016/2017. A sua realização seguiu dois modelos, o de aulas observadas e aulas ministradas a 3 alunos de graus distintos. A observação de aulas decorreu na Escola Artística de Música do Conservatório Nacional, na classe do professor cooperante Luís Sá Pessoa, onde, durante um ano letivo, foram observadas aulas individuais de instrumento. As aulas ministradas tiveram lugar na EB1 Alto do Moinho onde decorrem as aulas do projeto Orquestra Geração do núcleo do Agrupamento Vertical de Almeida Garrett, ao qual o mestrando pertence como docente. No presente relatório encontramos uma contextualização da escola em questão; uma caracterização individual de cada aluno, com recurso à descrição de materiais, objetivos, estratégias e competências desenvolvidas com cada um. No final é feita uma reflexão da prática enquanto docente ao longo do estágio, onde se cruzam estratégias, pontos de vista e descobertas acerca do processo de ensino e aprendizagem do violoncelo. A descrição pormenorizada da prática profissional diária teve como resultado uma apurada reflexão pessoal sobre a mesma, com o objetivo de reforçar ou adaptar, mas sobretudo adotar modelos e estratégias de ensino que sejam mais eficazes para os tipos de aluno e os objetivos que se pretendem desenvolver.
Resumo II - Este projeto de investigação tem como foco a metodologia de ensino utilizada na Orquestra Geração (OG) como fator motivacional principal na permanência dos alunos no projeto. A metodologia em questão é adaptada do reconhecido projeto venezuelano conhecido como El Sistema. A motivação é um dos temas centrais deste projeto e, como tal, mereceu um lugar de relevo na revisão da literatura, nomeadamente através da abordagem às teorias motivacionais para a aprendizagem musical que mais se relacionam com a temática proposta para este estudo. O interesse em aprofundar esta área de estudo prende-se com facto de o mestrando ser docente no projeto e sentir necessidade de saber mais sobre os alunos e o que os motiva em relação ao projeto e às suas especificidades. Os resultados observados acerca do impacto que o projeto tem na comunidade circundante ao núcleo onde está inserido - mais propriamente acerca dos motivos que levam os alunos a querer pertencer à OG e, das transformações por eles apontadas - foram cruzados com toda a informação constante na revisão da literatura. Desta forma, relacionou-se a natureza da sua motivação (interna ou externa), os fatores promotores dessa motivação, com as suas teorias e observou-se quais as estratégias e fatores motivacionais que conduzam a uma aprendizagem instrumental mais benéfica e eficaz, no contexto do projeto OG.
Abstract I - This section is part of the internship report of the Master's degree in Music Teaching, with specialization in cello, by the Escola Superior de Música de Lisboa. The following part consists of the execution of the Internship of Specialized Teaching, and the preparation of the report about the pedagogical practices performed in that process, regarding the 2016/2017 academic year. This execution followed two models: observed classes and classes taught to three different level students. The observation of lessons happened in Escola Artística de Música do Conservatório Nacional, in the class of the cooperating teacher Luís Sá Pessoa, in which individual lessons were observed throughout an academic year. Taught classes were held in EB1 Alto do Moinho where the lessons of Orquestra Geração - Agrupamento Vertical de Almeida Garret - take place, and where the candidate works as a teacher. In this report, we will find a contextualization of the school in point; an individual characterization of every student with the aid of resource description, objectives, strategies and developed competences in each student. In the end of this report there will be a reflection regarding the practice as a teacher throughout this internship, where the strategies, the points of view and the discoveries about the process of cello teaching and learning will be interviewed. The detailed description of the daily professional practice produced a keen personal reflection over the same, with the goal of strengthening or adjusting, but - above all - adopting teaching strategies and models that are more effective to the kinds of students and the development objectives.
Abstract II - This research Project focuses on the teaching methodology used in Orquestra Geração (OG) as the main motivational factor for the student’s continuity in the project. This methodology is adapted from the renowned Venezuelan project known as El Sistema. Motivation is one of the main subjects in this project and, as so, it deserved a significant focus while reviewing the literature, namely through the approach to the motivational theories regarding music learning that relate the most with the proposed subject for this study. The interest in deepening the knowledge in this field of study lies in the fact the master’s candidate is a teacher in the project, hence the need to know more about the students and what motivates them towards the project and its particularities. The observation results concerning the impact of the project in the surrounding community – more exactly, about the reasons for which the students want to belong to the OG, and the transformations they describe – were cross-referenced with all the information gathered in the literature review. This way, the nature of the motivation (internal or external), its motor and theories were related so that it would be possible to understand which strategies and motivational factors could lead to a healthier and more effective way of learning a musical instrument, within the context of OG project.
Descrição: Relatório de estágio - Mestrado em Ensino da Música
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.21/9145
Aparece nas colecções:ESML - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Tese - final.pdf739,2 kBAdobe PDFVer/Abrir    Acesso Restrito. Solicitar cópia ao autor!


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.