Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10400.21/2480
Título: | Asma nos estudantes do ensino superior: percepções de doença e adesão à terapêutica |
Autor: | Guimarães, Teresa Faísca, Vanessa Mateus |
Palavras-chave: | Psicologia da saúde Asma Ensino superior Crença de saúde Adesão à terapêutica Comportamento de saúde |
Data: | Fev-2012 |
Citação: | Guimarães T, Faísca VM. Asma nos estudantes do ensino superior: percepções de doença e adesão à terapêutica. In Pais-Ribeiro JL, Leal I, Pereira A, Torres A, Direito I, Vagos P, editors. Livro de actas do 9º Congresso Nacional de Psicologia da Saúde, Universidade de Aveiro (Aveiro), 9-11 de Fevereiro de 2012. Lisboa: Placebo Editora; 2012. |
Resumo: | As percepções que os doentes constroem relativas à doença e ao tratamento são determinantes dos comportamentos que irão adoptar no confronto e adaptação à situação de doença. De acordo com o modelo de auto-regulação, face à ameaça que a doença constitui, o indivíduo vai desenvolver, a partir do processamento da informação disponível (profissionais de saúde, comunicação social, experiências prévias de doença), representações cognitivas e emocionais - crenças leigas - que vão determinar as estratégias de coping a que recorrerá para lidar com a situação. Mas este é um processo dinâmico, em que a exposição a novas informações (por exemplo, por intervenção dos profissionais de saúde) e a constante avaliação dos resultados das suas acções, faz com que as representações de doença e estratégias de coping adoptadas pelo indivíduo se possam ir alterando ao longo do tempo. |
Peer review: | yes |
URI: | http://hdl.handle.net/10400.21/2480 |
Aparece nas colecções: | ESTeSL - Artigos |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Asma nos estudantes do ensino superior.pdf | 82,39 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.