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A improvisação no ensino de cravo em Portugal

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Abstract(s)

Resumo I (Prática Pedagógica) - A primeira parte deste trabalho consiste na apresentação do Relatório de Estágio do Ensino Especializado, realizado durante o segundo ano do Mestrado em Ensino de Música, com especialização em cravo. O estágio foi completado no ano lectivo 2019/2020 no Instituto Gregoriano de Lisboa, em regime não-docente. Assisti semanalmente às aulas de três alunos de cravo de diferentes níveis (iniciação, básico e secundário), da classe do professor Cristiano Holtz. Procedi à delineação dos objectivos a serem atingidos durante o dito estágio, bem como expectativas para o mesmo e uma detalhada auto-análise de pontos fortes e fracos como estudante e futura professora. Seguiu-se o enquadramento e caracterização da instituição, um trabalho que leva a perceber mais aprofundadamente o funcionamento e organização de uma escola do ensino artístico especializado. Como ex-aluna tanto da instituição como do professor em particular, foi interessante observar os pontos fortes (e os menos) da atmosfera do Instituto Gregoriano, bem como das metodologias utilizadas pelo professor cooperante, sobretudo após ter tido aulas com outros docentes. A secção final é uma reflexão sobre as aulas, tanto observadas como leccionadas, uma análise crítica levada a cabo sempre tendo em vista a melhoria pessoal e o enriquecimento do conhecimento de ferramentas pedagógicas.
Resumo II (Projecto de Investigação) - A presente investigação de mestrado em ensino da música foca-se na análise da utilização da improvisação no ensino do cravo em Portugal, e propõe em concreto a possibilidade de introdução da prática do contraponto improvisado a duas vozes. Levou-se a cabo uma revisão bibliográfica dos trabalhos académicos realizados sobre a improvisação ao teclado, bem como de alguns títulos mais relevantes sobre a improvisação no âmbito da pedagogia historicamente informada. Realizou-se um levantamento de manuais de improvisação e uma recensão crítica de alguns dos mais importantes. Foi feita uma avaliação da situação actual quanto ao uso de improvisação no ensino do cravo em Portugal, a partir de um questionário preenchido por professores do instrumento. Foram desenvolvidos exercícios práticos apresentados sob a forma de módulos. São abstrações dos vários pontos de vista de ensino, simplificados em movimentos de vozes. A ideia geral é ordenar os movimentos de forma filogenética, isto é, evitando categorias cerradas e construindo uma árvore de ensino de fórmulas, na qual se torna evidente quais os padrões necessários para saber um próximo. O objectivo final passa por o aluno poder aprender e interiorizar padrões de improvisação da forma mais eficaz possível, e começando com modelos simples que não tenham como requisito uma avançada proficiência ao teclado.
Abstract I (Teaching) - The first part of the present work consists of the presentation of the Specialized Education Internship Report, carried out during the second year of the Masters in Music Education, with a specialization in harpsichord. The internship was completed at the Gregorian Institute of Lisbon, during the school year 2019/2020, in a non-teaching regime. I attended weekly the lessons of three harpsichord students of different levels (equivalent to primary, grade and high school), all from the class of teacher Cristiano Holtz. I proceeded to outline the objectives to be achieved during the internship, as well as the expectations regarding it and a detailed self-analysis of strengths and weaknesses as a student and future teacher. This was followed by the framing and characterization of the institution, an interesting endeavor that gave me a better understanding of the functioning and organization of a specialized artistic school. As a former student of both the institution and the teacher in particular, it was quite enlightening to observe the strengths (and the negatives) of the Gregorian Institute's atmosphere, as well as the methodologies used by the cooperating teacher, especially after having been taught by other teachers. The last section is a reflection on the classes, both those observed and taught, a critical analysis carried out with the goal of personal improvement and the enrichment of the knowledge of pedagogical tools.
Abstract II (Research) - The present master in music education research project focuses on the analysis of the use of improvisation in harpsichord teaching in Portugal, and suggests the introduction of two-voice improvised counterpoint. A literature review on academic works on keyboard improvisation was carried out, as well as on some of the most relevant titles on improvisation within the scope of historically informed pedagogy. A survey of improvisation manuals was made, and some of the most important ones were reviewed in detail. An assessment of the current situation regarding the use of improvisation in harpsichord teaching in Portugal was made, based on a questionnaire completed by teachers of the instrument. Practical exercises were developed and presented in the shape of modules. They are abstractions from various teaching points of view, simplified as voice movements. The general idea is to order the movements in a phylogenetic way, that is, avoiding closed categories and building a teaching tree of formulas, in which it becomes evident which are the necessary patterns to have learned before moving on to another. The goal is to be able to learn and internalize improvisation patterns in the most effective way possible and starting with simple models that do not require advanced keyboard proficiency.

Description

Relatório Final do Estágio do Ensino Especializado, apresentado à Escola Superior de Música de Lisboa, do Instituto Politécnico de Lisboa, para cumprimento dos requisitos à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música, conforme Decreto-Lei n.º 79/2014, de 14 de maio.

Keywords

Improvisação Teclado Cravo Contraponto Duas-vozes Improvisation Keyboard Harpsichord Counterpoint Two-voice

Citation

Research Projects

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Journal Issue

Publisher

Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Música de Lisboa