Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Ciência e Arte: O origami no ensino da geometria: uma experiência interdisciplinar com alunos brasileiros no Japão

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Ciência e Arteatas_vii_enc.cied.pdf391.5 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

A Geometria, por trabalhar com formas e dimensão dos objetos, apresenta-se como uma área rica na exploração da interdisciplinaridade. A elaboração de figuras planas e espaciais, utilizando-se a técnica do origami, permite ao aluno investigar, descrever e descobrir as propriedades destas construções, ampliando suas possibilidades de percepção e exploração do espaço. Através de um diálogo entre a Ciência e a Arte foram organizadas atividades que proporcionassem situações de aprendizagem, onde a Geometria pudesse estar envolvida. Durante uma oficina desenvolvida no período de 4 semanas, com alunos do Terceiro Ano do Ensino Fundamental de uma escola brasileira para alunos imigrantes no Japão (Escola Brasileira Professor Kawase, cidade de Ogaki, província de Gifu), foram propostas atividades participativas na construção do conhecimento para o ensino de matemática, vinculados a outros saberes. A partir da exploração de temas e conceitos de ecologia (Ecossistemas Brasileiros), foram desenvolvidas atividades práticas com origami, recorte, colagem e pintura, como ferramentas na elaboração de figuras geométricas e posterior construção de animais brasileiros e seus ambientes naturais. Verificou-se uma intensa participação dos alunos durante as práticas propostas, bem como o aprendizado da geometria, explorada de forma artística. Os conteúdos propostos transcenderam o espaço reservado ao projeto, sendo reproduzidos e discutidos em outros momentos durante as aulas de outros professores.
Geometry, by working with shapes and the dimensions of objects, presents itself as a rich area for the exploration of interdisciplinarity. The creation of flat and spatial figures, using the origami technique, allows students to investigate, describe and discover the properties of these constructions, thereby expanding their possibilities of perception and exploration of space. Through a dialogue between science and art, activities were organized to provide learning situations where geometry could be related to both science and art. During a workshop developed over four weeks with Grade 3 elementary school students at a Brazilian school for immigrants in Japan (Escola Brasileira Professor Kawase in Ogaki City, Gifu Prefecture), participative activities were proposed for teaching mathematics by linking it to other types of knowledge. From the exploration of ecosystem themes and concepts taken from ecology, practical activities were developed with origami, along with cutting, gluing and painting, as tools in the development of students' understanding of geometric figures and subsequent construction of Brazilian animals and their natural environments. Students participated actively during the practical proposals and in learning geometry by exploring artistic forms. The proposed contents went beyond the space reserved for the project, being reproduced and discussed at other times during classes with other teachers.

Description

Keywords

Origami Interdisciplinaridade Geometria Educação ambiental Interdisciplinarity Geometry Environmental education

Citation

Silva, C. (2016) Ciência e Arte: O origami no ensino da geometria: uma experiência interdisciplinar com alunos brasileiros no Japão in T., Pereira, A., A. Almeida, N., Vieira, M., C. Loureiro. Atas do VII Encontro do CIED – II Encontro Internacional, Estética e Arte em Educação. (460-471) Lisboa: CIED – Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais.

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CIED – Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais

Collections

CC License