Publication
O conhecimento profissional dos professores, construção e uso. da formação ao reconhecimento social
dc.contributor.author | Roldão, Maria do Céu | |
dc.contributor.author | Figueiredo, Maria | |
dc.contributor.author | Campos, Joana | |
dc.contributor.author | Luís, Helena | |
dc.date.accessioned | 2013-11-12T11:41:31Z | |
dc.date.available | 2013-11-12T11:41:31Z | |
dc.date.issued | 2009-09 | |
dc.description.abstract | Neste artigo analisa-se o estado actual da representação do conhecimento profissional específico, sustentador e legitimador do exercício da docência. Discute-se num primeiro momento a sua natureza e construção social e histórica e algumas das ambiguidades decorrentes da dispersão dos referenciais do seu reconhecimento social. Problematizam-se, a partir desse quadro, alguns factores que influenciam a representação dominante desse saber, nomeadamente apresentando dados de pesquisas de doutoramento em curso, desenvolvidas pelas autoras em universidades de Portugal e Espanha. Essas pesquisas incidem sobre (1) o estudo do lugar atribuído à produção de conhecimento através da investigação, em programas de formação inicial, e características de que se reveste o conhecimento produzido nesse âmbito (2) a análise de dimensões da representação social que o reflectem e se traduzem,entre outros aspectos, nos formatos particulares da certificação para a docência, aqui referenciados ao caso português e (3) o estudo da percepção da construção do conhecimento profissional de docentes e futuros docentes envolvidos em processos formativos centrados na reflexão sobre as práticas e em práticas supervisivas. O conhecimento profissional docente constitui-se hoje como uma área de pesquisa relevante, particularmente na ressignificação da profissionalidade docente face ao universo de complexidade e heterogeneidade que caracteriza as sociedades que escola e professores são supostos servir. | por |
dc.identifier.citation | Roldão, Maria do Céu, Maria Figueiredo, Joana Campos e Helena Luís (2009) “O conhecimento profissional dos professores, construção e uso. Da formação ao reconhecimento social”, Revista Brasileira de Formação de Professores, RBFP, vol 1, nº 2, pp 138-177 | por |
dc.identifier.issn | 1984-5332 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.21/2900 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.subject | Profissionalidade | por |
dc.subject | Conhecimento profissional docente | por |
dc.subject | Pesquisa na formação | por |
dc.subject | Certificação profissional | por |
dc.subject | Supervisão | por |
dc.subject | Reflexividade | por |
dc.title | O conhecimento profissional dos professores, construção e uso. da formação ao reconhecimento social | por |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.title | Revista Brasileira de Formação de Professores | por |
person.familyName | Campos | |
person.givenName | Joana | |
person.identifier.orcid | 0000-0001-5325-9460 | |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | article | por |
relation.isAuthorOfPublication | 72cbe5aa-2e38-42ab-a2c2-496db05dcf5e | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 72cbe5aa-2e38-42ab-a2c2-496db05dcf5e |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- Conhecimento profissional dos professores.pdf
- Size:
- 304.52 KB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.71 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: