Repository logo
 
Publication

O conhecimento profissional dos professores, construção e uso. da formação ao reconhecimento social

dc.contributor.authorRoldão, Maria do Céu
dc.contributor.authorFigueiredo, Maria
dc.contributor.authorCampos, Joana
dc.contributor.authorLuís, Helena
dc.date.accessioned2013-11-12T11:41:31Z
dc.date.available2013-11-12T11:41:31Z
dc.date.issued2009-09
dc.description.abstractNeste artigo analisa-se o estado actual da representação do conhecimento profissional específico, sustentador e legitimador do exercício da docência. Discute-se num primeiro momento a sua natureza e construção social e histórica e algumas das ambiguidades decorrentes da dispersão dos referenciais do seu reconhecimento social. Problematizam-se, a partir desse quadro, alguns factores que influenciam a representação dominante desse saber, nomeadamente apresentando dados de pesquisas de doutoramento em curso, desenvolvidas pelas autoras em universidades de Portugal e Espanha. Essas pesquisas incidem sobre (1) o estudo do lugar atribuído à produção de conhecimento através da investigação, em programas de formação inicial, e características de que se reveste o conhecimento produzido nesse âmbito (2) a análise de dimensões da representação social que o reflectem e se traduzem,entre outros aspectos, nos formatos particulares da certificação para a docência, aqui referenciados ao caso português e (3) o estudo da percepção da construção do conhecimento profissional de docentes e futuros docentes envolvidos em processos formativos centrados na reflexão sobre as práticas e em práticas supervisivas. O conhecimento profissional docente constitui-se hoje como uma área de pesquisa relevante, particularmente na ressignificação da profissionalidade docente face ao universo de complexidade e heterogeneidade que caracteriza as sociedades que escola e professores são supostos servir.por
dc.identifier.citationRoldão, Maria do Céu, Maria Figueiredo, Joana Campos e Helena Luís (2009) “O conhecimento profissional dos professores, construção e uso. Da formação ao reconhecimento social”, Revista Brasileira de Formação de Professores, RBFP, vol 1, nº 2, pp 138-177por
dc.identifier.issn1984-5332
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/2900
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.subjectProfissionalidadepor
dc.subjectConhecimento profissional docentepor
dc.subjectPesquisa na formaçãopor
dc.subjectCertificação profissionalpor
dc.subjectSupervisãopor
dc.subjectReflexividadepor
dc.titleO conhecimento profissional dos professores, construção e uso. da formação ao reconhecimento socialpor
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.titleRevista Brasileira de Formação de Professorespor
person.familyNameCampos
person.givenNameJoana
person.identifier.orcid0000-0001-5325-9460
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typearticlepor
relation.isAuthorOfPublication72cbe5aa-2e38-42ab-a2c2-496db05dcf5e
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery72cbe5aa-2e38-42ab-a2c2-496db05dcf5e

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Conhecimento profissional dos professores.pdf
Size:
304.52 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description:

Collections