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Advisor(s)
Abstract(s)
Neste artigo analisa-se o estado actual da representação do conhecimento
profissional específico, sustentador e legitimador do exercício da docência.
Discute-se num primeiro momento a sua natureza e construção social e
histórica e algumas das ambiguidades decorrentes da dispersão dos
referenciais do seu reconhecimento social. Problematizam-se, a partir desse
quadro, alguns factores que influenciam a representação dominante desse
saber, nomeadamente apresentando dados de pesquisas de doutoramento em
curso, desenvolvidas pelas autoras em universidades de Portugal e Espanha.
Essas pesquisas incidem sobre (1) o estudo do lugar atribuído à produção de
conhecimento através da investigação, em programas de formação inicial, e
características de que se reveste o conhecimento produzido nesse âmbito (2) a
análise de dimensões da representação social que o reflectem e se traduzem,entre outros aspectos, nos formatos particulares da certificação para a
docência, aqui referenciados ao caso português e (3) o estudo da percepção
da construção do conhecimento profissional de docentes e futuros docentes
envolvidos em processos formativos centrados na reflexão sobre as práticas e
em práticas supervisivas. O conhecimento profissional docente constitui-se
hoje como uma área de pesquisa relevante, particularmente na ressignificação
da profissionalidade docente face ao universo de complexidade e
heterogeneidade que caracteriza as sociedades que escola e professores são
supostos servir.
Description
Keywords
Profissionalidade Conhecimento profissional docente Pesquisa na formação Certificação profissional Supervisão Reflexividade
Citation
Roldão, Maria do Céu, Maria Figueiredo, Joana Campos e Helena Luís (2009) “O conhecimento profissional dos professores, construção e uso. Da formação ao reconhecimento social”, Revista Brasileira de Formação de Professores, RBFP, vol 1, nº 2, pp 138-177