Repository logo
 
Publication

Escala de perceção dos alunos sobre a sua identificação escolar: construção e estudo psicométrico

dc.contributor.authorConboy, Joseph
dc.contributor.authorCarvalho, Carolina
dc.contributor.authorSantos, João
dc.contributor.authorGama, Ana Paula
dc.contributor.authorTavares, David
dc.contributor.authorFonseca, Jesuína
dc.contributor.authorMartins, Dulce
dc.contributor.authorSalema, Maria Helena
dc.contributor.authorFiúza, Edite
dc.date.accessioned2016-08-17T13:51:42Z
dc.date.available2016-08-17T13:51:42Z
dc.date.issued2015-12
dc.description.abstractO presente estudo descreve o processo de construção e estudo psicométrico de uma escala que mede a perceção dos alunos dos ensinos básico e secundário sobre o seu grau de identificação escolar. Os questionários foram aplicados a uma amostra de 1089 alunos dos 6º, 7º, 9º e 10º anos de escolaridade (mediana da idade=13 anos) em Portugal continental. Uma subamostra foi submetida a análise fatorial exploratória (n1=354), sendo uma segunda sub-amostra sujeita a uma análise fatorial confirmatória (n2=388). As análises revelaram uma estrutura tridimensional: (a) Valorização pessoal/intrínseca, α=.74; (b) Valorização no sentido prático/utilitarista, α=.74; e (c) Sentimentos de pertença e bem--estar, α=.78. As escalas revelam-se úteis e adequadas para avaliar as perceções dos alunos sobre a sua identificação escolar.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT - The present study describes the process of construction and psychometric study of a scale that measures elementary and high school student perceptions about their level of school identification. The questionnaire was administered to 1089 students attending the 6th, 7th, 9th and 10th grades in continental Portugal (median age=13 years). One random subsample was submitted to exploratory factor analysis (n1=354); a second was submitted to a confirmatory factor analysis (n1=388). Analyses yielded three dimensions: (a) Intrinsic Valuing, α=.74; (b) Practical Valuing, α=.74; and (c) Belonging and well-being, α=.78. The scales are useful and appropriate for evaluating students’ perceptions about their school identification.pt_PT
dc.identifier.citationConboy J, Carvalho C, Santos J, Gama AP, Tavares D, Fonseca J, et al. Escala de perceção dos alunos sobre a sua identificação escolar: construção e estudo psicométrico. Anál Psicol. 2015;33(4):439-52.pt_PT
dc.identifier.doi10.14417/ap.1016pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/6365
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherInstituto Superior de Psicologia Aplicadapt_PT
dc.relation.publisherversionhttp://publicacoes.ispa.pt/index.php/ap/article/view/1016pt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectMeio escolarpt_PT
dc.subjectIdentidade escolarpt_PT
dc.subjectConstrução de escalaspt_PT
dc.subjectSchool settingpt_PT
dc.subjectSchool identitypt_PT
dc.subjectScale constructionpt_PT
dc.titleEscala de perceção dos alunos sobre a sua identificação escolar: construção e estudo psicométricopt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage452pt_PT
oaire.citation.issue4pt_PT
oaire.citation.startPage439pt_PT
oaire.citation.titleAnálise Psicológicapt_PT
oaire.citation.volume33pt_PT
person.familyNameTavares
person.givenNameDavid
person.identifier.ciencia-idEA11-B1BB-2FE3
person.identifier.orcid0000-0003-4473-8595
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication39d920a0-9aa0-43c6-af47-caa86a0b1842
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery39d920a0-9aa0-43c6-af47-caa86a0b1842

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Escala de perceção dos alunos sobre a sua identificação escolar_construção e estudo psicometrico.pdf
Size:
110.29 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description:

Collections