Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Avaliação da força de preensão em indivíduos expostos e não expostos a actividade manual específica (repetitividade e exposição ao frio): estudo comparativo

Use this identifier to reference this record.

Advisor(s)

Abstract(s)

A função básica da mão humana consiste na preensão dos vários objectos em todas as actividades quotidianas, incluindo a actividade laboral. Esta é grandemente influenciada pela força e pela destreza manuais. O objectivo geral deste estudo foi comparar a força de preensão global da mão em trabalhadores com actividade laboral de características especificamente manuais em relação à população sem actividade manual específica. Considerámos pertinente a realização deste estudo como contributo para a avaliação das alterações da força de preensão da mão com repercussões ao nível da sua funcionalidade. O estudo realizado é do tipo descritivo, quase experimental e de desenho transversal. Para o efeito, seleccionou-se por conveniência uma amostra de 125 participantes dos quais 50 formaram o Grupo de Estudo, tratando-se de trabalhadores que utilizam instrumentos manuais de corte e que se encontram expostos a desenvolver tarefas repetitivas em ambiente frio. Os restantes 75 participantes formaram o Grupo de Controlo não expostos às condições referidas.

Description

Keywords

Fisioterapia Reabilitação Força de preensão Peak force Time to peak Endurance Trabalho repetitivo Saúde ocupacional

Citation

Granjo MI, Mendes MJ, Ferreira A, Matos J, Tomás MT, Coutinho I, Carolino E. Avaliação da força de preensão em indivíduos expostos e não expostos a actividade manual específica (repetitividade e exposição ao frio): estudo comparativo. Rev Segurança. 2007;XLII(179):27-31.

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Collections

CC License