Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
2.7 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Resumo I - O presente relatório de estágio foi efetuado no âmbito da Unidade Curricular de Estágio de Ensino Especializado inserida no Mestrado em Ensino da Música realizado na Escola Superior de Música de Lisboa. Na primeira parte do trabalho são descritas e analisadas as práticas pedagógicas e didáticas implementadas a três alunos de diferentes níveis durante o ano letivo de 2017/2018 na Escola Profissional Metropolitana em Lisboa.
Relativamente à prática pedagógica foram realizadas fichas de planificação anuais a cada aluno, assim como fichas de planos de aula onde são definidos diferentes objetivos e estratégias. Para além da descrição dos alunos selecionados e das suas características mais relevantes, foi também feita uma caracterização à escola que contribuiu para uma melhor compreensão do ambiente educativo e o seu contexto na comunidade.
No final foi feita uma reflexão e análise a todo o trabalho desenvolvido, salientando os aspetos positivos e negativos da prática pedagógica, de modo a melhorar e inovar na atividade de docente.
Resumo II - Investigação. A década de oitenta e o início da década de noventa foram marcados pelo surgimento de diversas instituições de ensino especializado da música. O crescimento do número destas instituições proporcionou a implementação de diferentes tipos de ensino como o ensino articulado, supletivo, integrado e/ou profissional. Nestas instituições surgem alunos sem conhecimentos musicais, contrastando com outros provenientes de bandas filarmónicas já com alguns conhecimentos musicais. Durante muitos anos as bandas filarmónicas foram a principal instituição na formação de instrumentistas de sopro, incluindo o eufónio. Diferentes tipos de ensino têm sido utilizados com o objetivo de integrar os alunos na banda. Através da experiência de professor de eufónio, constataram-se duas realidades principais: os alunos que começam a aprender nas bandas filarmónicas e aqueles que se iniciam nas instituições do ensino especializado da música. Os alunos que ingressam no ensino especializado da música e que posteriormente integram as bandas filarmónicas constituem uma terceira realidade. Com este trabalho de investigação pretende perceber-se as diferenças na aprendizagem existentes entre os alunos que frequentam ou não as bandas filarmónicas, compreender eventuais vantagens e desvantagens que ambos os tipos de ensino proporcionam, bem como se existe alguma complementaridade entre eles na aquisição de competências no desenvolvimento da aprendizagem. O percurso metodológico contemplou a consulta bibliográfica e a realização de um questionário a professores que lecionem alunos de eufónio em instituições de ensino especializado da música. Nesse questionário estava incluído a realização de leituras musicais aos seus alunos a fim de recolher informações acerca do desenvolvimento de distintas competências durante o ano letivo de 2017/18.
Abstract I - The present internship report was developed within the scope of the Specialized Training Internship Course integrated in the Master's Degree in Music Teaching at the Superior School of Music in Lisbon. In the first part of the work, the pedagogical and didactic practices implemented to three students of different levels during the academic year 2017/2018 at the Escola Profissional Metropolitana in Lisbon are described and analysed. Regarding the pedagogical practice, individual planning was performed for each student, as well as lesson plans, where different goals and strategies were defined. Besides the assessment of the selected students and their most relevant aspects, a description was also made of the school that contributed to a better understanding of the educational environment and its context in the community. At the end an analysis of all the work developed was made, highlighting the positive and negative aspects of the pedagogical practice, in order to improve and innovate in the teaching activity.
Abstract II - Research. The eighties and the beginning of the nineties were marked by the rise of several specialized music education institutions. The rise in number of these institutions has allowed the implementation of different types of education such as articulated, supplementary, integrated and / or vocational education. In these institutions students without musical experience enrol, contrasting with others that come from amateur wind bands that already have some musical knowledge. For many years the amateur wind bands were the main institution in the training of wind instrumentalists, including the euphonium. Different types of teaching have been used in order to integrate students into the band. Through the experience of an euphonium teacher, two main realities were acknowledged: the students who began to learn at amateur wind bands and those who started at the institutions of the music specialized education. Students who enter the specialized music education and who later integrate the amateur wind bands constitute a third reality. This research aims to understand the differences in learning between students who attend the amateur wind bands and those who don´t, to understand the possible advantages and disadvantages that both types of education provide. In addition, it analysed whether there is any relation between them in the acquisition of skills in the development of learning. The method used included the access to bibliography and a survey performed on teachers who work with euphonium students in institutions specialized in music education. This survey included musical readings for the students in order to gather information about the development of different skills during the 2017/18 school year.
Resumo II - Investigação. A década de oitenta e o início da década de noventa foram marcados pelo surgimento de diversas instituições de ensino especializado da música. O crescimento do número destas instituições proporcionou a implementação de diferentes tipos de ensino como o ensino articulado, supletivo, integrado e/ou profissional. Nestas instituições surgem alunos sem conhecimentos musicais, contrastando com outros provenientes de bandas filarmónicas já com alguns conhecimentos musicais. Durante muitos anos as bandas filarmónicas foram a principal instituição na formação de instrumentistas de sopro, incluindo o eufónio. Diferentes tipos de ensino têm sido utilizados com o objetivo de integrar os alunos na banda. Através da experiência de professor de eufónio, constataram-se duas realidades principais: os alunos que começam a aprender nas bandas filarmónicas e aqueles que se iniciam nas instituições do ensino especializado da música. Os alunos que ingressam no ensino especializado da música e que posteriormente integram as bandas filarmónicas constituem uma terceira realidade. Com este trabalho de investigação pretende perceber-se as diferenças na aprendizagem existentes entre os alunos que frequentam ou não as bandas filarmónicas, compreender eventuais vantagens e desvantagens que ambos os tipos de ensino proporcionam, bem como se existe alguma complementaridade entre eles na aquisição de competências no desenvolvimento da aprendizagem. O percurso metodológico contemplou a consulta bibliográfica e a realização de um questionário a professores que lecionem alunos de eufónio em instituições de ensino especializado da música. Nesse questionário estava incluído a realização de leituras musicais aos seus alunos a fim de recolher informações acerca do desenvolvimento de distintas competências durante o ano letivo de 2017/18.
Abstract I - The present internship report was developed within the scope of the Specialized Training Internship Course integrated in the Master's Degree in Music Teaching at the Superior School of Music in Lisbon. In the first part of the work, the pedagogical and didactic practices implemented to three students of different levels during the academic year 2017/2018 at the Escola Profissional Metropolitana in Lisbon are described and analysed. Regarding the pedagogical practice, individual planning was performed for each student, as well as lesson plans, where different goals and strategies were defined. Besides the assessment of the selected students and their most relevant aspects, a description was also made of the school that contributed to a better understanding of the educational environment and its context in the community. At the end an analysis of all the work developed was made, highlighting the positive and negative aspects of the pedagogical practice, in order to improve and innovate in the teaching activity.
Abstract II - Research. The eighties and the beginning of the nineties were marked by the rise of several specialized music education institutions. The rise in number of these institutions has allowed the implementation of different types of education such as articulated, supplementary, integrated and / or vocational education. In these institutions students without musical experience enrol, contrasting with others that come from amateur wind bands that already have some musical knowledge. For many years the amateur wind bands were the main institution in the training of wind instrumentalists, including the euphonium. Different types of teaching have been used in order to integrate students into the band. Through the experience of an euphonium teacher, two main realities were acknowledged: the students who began to learn at amateur wind bands and those who started at the institutions of the music specialized education. Students who enter the specialized music education and who later integrate the amateur wind bands constitute a third reality. This research aims to understand the differences in learning between students who attend the amateur wind bands and those who don´t, to understand the possible advantages and disadvantages that both types of education provide. In addition, it analysed whether there is any relation between them in the acquisition of skills in the development of learning. The method used included the access to bibliography and a survey performed on teachers who work with euphonium students in institutions specialized in music education. This survey included musical readings for the students in order to gather information about the development of different skills during the 2017/18 school year.
Description
Relatório de estágio - Mestrado em Ensino de Música
Keywords
Eufónio Práticas pedagógicas Bandas filarmónicas Ensino artístico Euphonium Pedagogical practices Amateur wind bands Artistic teaching
Citation
Publisher
Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Música de Lisboa