Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Análise de fiabilidade de componentes críticos em garantia: caso de estudo na indústria de equipamentos de movimentação de cargas e pessoas

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
FyodorSubotin_MEM.pdf6.8 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

Nos dias de hoje, a satisfação do cliente é cada vez mais um fator diferenciador para as empresas. A competitividade na indústria de movimentação de carga é intensa e os clientes procuram bens fiáveis e seguros. Para se conseguirem destacar e construir relacionamentos duradouros com os clientes, as empresas necessitam de adotar estratégias para garantir que os equipamentos sejam de alta qualidade, duráveis e seguros. Isto não só reduzirá o risco de falhas, mas também aumentará a confiança do cliente. No presente trabalho, foi selecionado um bem crítico de um equipamento de elevação de cargas, através do Processo Analítico Hierárquico (AHP), tendo-se depois desenvolvido um estudo de fiabilidade mais detalhado desse bem recorrendo a ferramentas de análise de fiabilidade. Este estudo não só permitiu identificar as caraterísticas de fiabilidade do bem em estudo, mas também realizar diversas simulações e análises recorrendo a dados reais. Além disso, elaborou-se uma previsão de retornos em garantia através da análise de vendas vs retornos, o que forneceu uma ferramenta importante para prever as falhas destes bens em período de garantia, em função das vendas mensais dos equipamentos, e assim planear as intervenções e a necessidade de bens a ter em armazém, otimizando toda a gestão das intervenções a realizar no futuro.
Abstract In today's business landscape, customer satisfaction is increasingly a differentiating factor for companies. The competitiveness in the cargo handling industry is intense, and customers seek reliable and secure goods. To stand out and build lasting relationships with customers, companies need to adopt strategies to ensure that their equipment is of high quality, durable, and safe. This not only reduces the risk of failures but also enhances customer confidence. With this dissertation, it was possible to identify the most critical warranty components in a company within this sector and perform a reliability analysis of the identified component. In the present work, a reliability analysis was developed for one of the most critical components, carefully selected through the Analytical Hierarchy Process. This analysis not only allowed the identification of the reliability characteristics of the component but also facilitated various studies on reliability using different statistical distributions and the inclusion of censored data. Furthermore, a forecast of warranty returns was prepared through the analysis of sales vs returns, which provided an important tool to predict the failures of these goods during the warranty period, depending on the monthly sales of the equipment, and thus plan interventions and the need for goods to be kept in storage, optimizing the entire management of interventions to be carried out in the future.

Description

Dissertação para obtenção do grau de Mestre em Engenharia Mecânica, na Área de Especialização de Manutenção e Produção

Keywords

Fiabilidade Garantia Manutenção preditiva Processo analítico hierárquico Reliability Warranty Predictive maintenance Analytic hierarchy process

Citation

SUBOTIN, Fyodor – Análise de fiabilidade de componentes críticos em garantia. Caso de estudo na indústria de equipamentos de movimentação de cargas e pessoas. Lisboa: Instituto Superior de Engenharia de Lisboa. 2024. Dissertação de Mestrado.

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue