Repository logo
 
Publication

A educação sexual na formação inicial de docentes

dc.contributor.authorBranco, Daniela
dc.contributor.authorValente, Bianor
dc.contributor.authorSilva, Maria João
dc.date.accessioned2023-09-08T09:32:47Z
dc.date.available2023-09-08T09:32:47Z
dc.date.issued2016
dc.description.abstractA Lei n.º 60/2009 de 6 de agosto, regulamentada pela Portaria n.º 196-A/2010 estabeleceu o regime de aplicação da educação sexual (ES) em meio escolar e criou as orientações curriculares para cada nível de ensino. De acordo com esta legislação os estabelecimentos de ensino básico devem implementar um programa de ES, com uma duração mínima de 6 horas para o 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico. Não obstante, tem-se assistido a alguma resistência à abordagem da ES em meio escolar e a diferentes dificuldades na sua implementação. Vários fatores contribuem para este cenário, em particular, a falta de formação dos/as professores/as neste domínio. Este estudo visa caraterizar a integração da ES nos currículos de formação inicial de professores/as do 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico e avaliar a sua adequabilidade, face às prioridades delineadas pelas políticas educativas e pela comunidade científica. Efetuou-se o levantamento da oferta formativa na área da ES nos planos de estudo das licenciaturas em Educação Básica, no ano letivo 2015/2016. Posteriormente, realizou-se uma análise documental dos programas das unidades curriculares no âmbito da ES e aplicou-se um questionário. Os resultados deste estudo evidenciam, em primeiro lugar, uma integração de tópicos relativos à sexualidade e ES nos currículos de formação inicial de professores/as, num número significativo de instituições de ensino superior. Em segundo lugar, nas instituições onde esta formação é valorizada, a sua implementação apresenta diferenças ao nível da natureza das unidades curriculares, como dos temas abordados e das metodologias adotadas.pt_PT
dc.description.abstractLaw No. 60/2009 of August 6, regulated by Decree No. 196-A/2010 established the implementation of sex education (SE) in schools and created the curriculum guidelines for each grade level. According to this law, primary schools should implement an SE program, with a minimum duration of 6 hours for the 1st and 2nd cycle of basic education. Nevertheless, we have seen some resistance to initiate SE in schools and distinct difficulties have aroused in its implementation. Several factors contribute to this scenario and an example is the lack of teachers’ training in this area. Given the importance of sexuality and SE, it is not only relevant as pivotal. This study aims at portraying the integration of SE in initial primary teachers’ training curricula, and evaluating their suitability to the priorities outlined by the educational policies and the scientific community. This study analyses the integration of SE in the curricula of undergraduate programmes in basic education offered by the Portuguese public higher education institutions in 2015/2016. Subsequently, we carried out a documentary analysis of those courses programmes, in what concerns SE and we applied a questionnaire. The results of this study show, first, an integration of sexuality and SE in initial teachers’ training curricula in a substantial number of higher education institutions. Second, in the institutions where this area of knowledge is valued, its implementation has different features. This diversity is blatant either in the course nature or in the themes and methodologies adopted.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.isbn978-989-96261-6-4
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/16453
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectEducação sexualpt_PT
dc.subjectSexualidadept_PT
dc.subjectFormação inicial de professorespt_PT
dc.subject1º e 2º ciclo do ensino básicopt_PT
dc.subjectSex educationpt_PT
dc.subjectSexualitypt_PT
dc.subjectPrimary teachers’ trainingpt_PT
dc.titleA educação sexual na formação inicial de docentespt_PT
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage1264pt_PT
oaire.citation.startPage1258pt_PT
oaire.citation.titleATAS XIII Congresso SPCE Fronteiras, diálogos e transições na educaçãopt_PT
person.familyNameValente
person.familyNameSilva
person.givenNameBianor
person.givenNameMaria João
person.identifier.ciencia-idDA15-0105-CD3A
person.identifier.ciencia-id5D1E-8C69-29D5
person.identifier.orcid0000-0001-6541-8000
person.identifier.orcid0000-0003-1017-8315
person.identifier.scopus-author-id56971104800
person.identifier.scopus-author-id35146650100
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObjectpt_PT
relation.isAuthorOfPublication0296fbdc-179c-452f-91c8-000a622ac704
relation.isAuthorOfPublicationa26ab1ca-f44e-440c-8531-c080f6d7a082
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoverya26ab1ca-f44e-440c-8531-c080f6d7a082

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Proceedings_2016_XIII_SPCE_2016_Educacao_sexual.pdf
Size:
421.61 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description:

Collections