Repository logo
 
Publication

A leitura funcional como processo de promoção da autonomia pessoal e social de alunos com perturbação do desenvolvimento intelectual

dc.contributor.authorGomes, Luisa
dc.contributor.authorMadureira, Isabel
dc.date.accessioned2023-05-10T12:52:26Z
dc.date.available2023-05-10T12:52:26Z
dc.date.issued2023
dc.description.abstractNo presente estudo procurou-se compreender como se processa o ensino-aprendizagem de alunos com Perturbação de Desenvolvimento Intelectual (PDI), em particular conhecer as conceções e as práticas pedagógicas que os docentes desenvolvem, no sentido de promover competências leitoras e de autonomia facilitadoras da integração na vida ativa. Enquadrando-se num paradigma interpretativo, o estudo de caso realizado privilegiou como técnicas de recolha de dados a pesquisa documental e a realização de entrevistas e de observações naturalistas. Em termos gerais, os resultados mais significativos sublinham a importância do professor de educação especial (PEE) na intervenção e inclusão de alunos com PDI, a necessidade de maior colaboração entre docentes e técnicos e a relação evidente entre a leitura funcional e o desenvolvimento da autonomia pessoal e social.pt_PT
dc.description.abstractAbstract In this study, we sought to understand how the teaching-learning process of students with Intellectual Development Disorder (IDD) is processed, in particular to know the pedagogical concepts and practices that teachers develop, in order to promote reading skills and autonomy as these skills are critical to facilitate integration into societal life. Framing an interpretive paradigm, the case study focused on data collection techniques comprising document research, interviews and naturalistic observations. In general terms, the most significant results underline the importance of the special education teacher in the intervention and inclusion of students with IDD, the need for greater collaboration between teachers and technicians and the evident relationship between functional reading and the development of personal and social autonomy.pt_PT
dc.description.abstractResumen En el presente estudio se buscó entender cómo se procesa la enseñanza-aprendizaje de los alumnos con perturbación del desarrollo intelectual (PDI), en particular conocer las concepciones y las prácticas pedagógicas que los profesores desarrollan, en el sentido de promover competencias lectoras y de autonomía facilitadoras de la integración en la vida activa. Dentro de un paradigma interpretativo, el estudio de caso realizado privilegió como técnicas de recoja de dados la pesquisa documental, la realización de entrevistas y de observaciones naturalistas. En general, los resultados significativos refieren la importancia del profesor de educación especial (PEE) en la intervención e inclusión de alumnos con PDI, la necesidad de mayor colaboración entre profesores y técnicos y la relación clara entre la lectura funcional y el desarrollo personal y social.pt_PT
dc.description.abstractRésumé Dans la présente étude, nous avons cherché à comprendre comment le processus d'enseignement-apprentissage des élèves ayant une Perturbation du Développement Intellectuel (PDI) se déroule, en particulier, connaître les concepts et les pratiques pédagogiques que les enseignants développent, afin de favoriser les compétences en lecture et l'autonomie qui facilitent l'intégration dans la vie active. Encadrant un paradigme interprétatif, l'étude de cas réalisée a privilégié la recherche documentaire, les entretiens et les observations naturalistes comme techniques de recueil de données. De manière générale, les résultats les plus significatifs soulignent l'importance de l'Éducateur Spécialisé (ÉS) dans l'intervention et l'inclusion des élèves avec PDI, la nécessité d'une plus grande collaboration entre enseignants et techniciens et l’évidente relation entre la lecture fonctionnelle et le développement de l'autonomie personnelle et sociale.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationGomes, L., & Madureira, I. (2023). A leitura funcional como processo de promoção da autonomia pessoal e social de alunos com perturbação do desenvolvimento intelectual. Da Investigação às Práticas: Estudos De Natureza Educacional, 13(1), 144-178. https://doi.org/10.25757/invep.v13i1.322pt_PT
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.25757/invep.v13i1.322pt_PT
dc.identifier.issn2182-1372
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/16000
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherCIED – Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais/Escola Superior de Educação de Lisboapt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/322pt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectAutonomia pessoal e socialpt_PT
dc.subjectEducação Inclusivapt_PT
dc.subjectLeitura funcionalpt_PT
dc.subjectPersonal and social autonomypt_PT
dc.subjectInclusive educationpt_PT
dc.subjectFunctional readingpt_PT
dc.subjectIntellectual development disorderpt_PT
dc.subjectAutonomía personal y socialpt_PT
dc.subjectEducación inclusivapt_PT
dc.subjectLectura funcionalpt_PT
dc.subjectPerturbación del desarrollo intelectualpt_PT
dc.subjectAutonomie personnelle et socialept_PT
dc.subjectÉducation inclusivept_PT
dc.subjectLecture fonctionnellept_PT
dc.titleA leitura funcional como processo de promoção da autonomia pessoal e social de alunos com perturbação do desenvolvimento intelectualpt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.endPage178pt_PT
oaire.citation.issue1pt_PT
oaire.citation.startPage144pt_PT
oaire.citation.titleDa Investigação às Práticas: Estudos De Natureza Educacionalpt_PT
oaire.citation.volume13pt_PT
person.familyNameGomes
person.familyNameMadureira
person.givenNameLuisa
person.givenNameIsabel
person.identifier.ciencia-id5C1B-3E83-695E
person.identifier.orcid0000-0002-1629-2226
person.identifier.orcid0000-0003-0739-3276
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication23ec2131-fe33-4603-9a47-6e61766a5bb9
relation.isAuthorOfPublicationff049a8a-3df7-4e55-b05e-e278cfdd10fb
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryff049a8a-3df7-4e55-b05e-e278cfdd10fb

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
322.pdf
Size:
426.24 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description:

Collections