Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

A importância da introdução do contacto-improvisação como prática regular de desenvolvimento de competências no currículo do ensino vocacional: alunos de 4º, 5º e 6º ano do Conservatório de Dança do Vale do Sousa

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
RF_MED_2018_MarBer.pdf1.32 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

Entre os anos 60 e 70 notou-se uma quebra com os conceitos tradicionais da dança e as suas formas e imagens pré-concebidas, que resultou numa maior consciencialização do próprio corpo, da sua energia e do ambiente que o rodeia. Cresceu a importância da improvisação e da simbiose com o parceiro. Este movimento foi chamado de Contact Improvisation. Desde então a importância da prática regular do Contact Improvisation tem sido estudada no âmbito da formação de novos bailarinos. O objetivo principal deste estudo foi provar que a prática regular do Contact Improvisation promove a otimização dos aspetos necessários para a formação de bailarinos versáteis. De maneira a cumprir o objetivo principal analisou-se o impacto desta prática em alunos do ensino articulado no Conservatório de Dança do Vale do Sousa, nomeadamente na dinâmica de grupo, autoconfiança, hétero confiança, cooperação e evolução técnica. Para isso reuniram-se 4 alunos do 4º ano, 3 alunos do 5º ano e 1 aluno do 6º ano que perfizeram um total de 9 alunos, 8 do sexo feminino e 1 do sexo masculino. Com base nas metodologias de investigação-ação e com apoio em tabelas de observação, questionários de avaliação e registo audiovisual foi elaborado um perfil de cada aluno e analisados os pontos fortes e mais fracos da amostra. Esta análise serviu para elaborar os planos de aula com vista a melhorar o desempenho dos alunos através de exercícios de Contact Improvisation. Os resultados da aplicação dos planos de aula mostraram que todos os alunos percecionaram evolução técnica, melhoria na sua autoconfiança e confiança nos colegas e também um aumento na sua motivação enquanto bailarinos. Concluiu-se que a inclusão da prática regular do Contact Improvisation no currículo do ensino artístico é um fator importante na formação de bailarinos mais versáteis, capazes, ágeis e conhecedores.
ABSTRACT - The 60s and 70s showed a mind shift that led to an abandonment of traditional dance preconceptions, form and concepts. As a consequence, self-awareness about the body, its energy and the space sorrounding it, arouse. This movement was called Contact Improvisation. Since then the impact of Contact Improvisation regular practice in the education of new dancers has been a study topic. This study's main objective was to prove that practicing Contact Improvisation regularly promotes the optimization of all the aspects that work towards forming versatile new dancers. To achieve this main objective, the impact of Contact Improvisation regular practice was studied on vocational school students currently enrolled at Conservatório de Dança do Vale do Sousa, particularly its impact on group dynamics, self-confidence, confidence in peers, cooperation and technical improvement. The data set was composed by 4 4th grade students, 3 5th grade students and 1 6th grade student making a total of 9 students, 8 girls and 1 boy. Each student's individual profile was developed using action-research methodologies supported by observation tables, evaluation questionnaires and audiovisual recordings ultimately arriving at the sample's strong and weaker points. With those, a plan was drawn aiming to improve student performance using Contact Improvisation. The implementation of the course plan resulted in all students perceiving technical improvement, an increase in self-confidence and confidence in their peers as well as finding higher motivation in their activities as dancers. It was proved that including the regular practice of Contact Improvisation in artistic schools' programs is a deciding factor in shaping versatile, capable, agile and educated new dancers.

Description

Relatório Final de Estágio apresentado à Escola Superior de Dança, com vista à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Dança

Keywords

Dança Improvisação Contact improvisation Ensino vocacional Versatilidade Dance Improvisation Vocational school Versatility

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue