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Viabilidade da implementação do ensino profissional de música nos Açores

dc.contributor.advisorBurt, David
dc.contributor.authorDuarte, Alexandra Maria Cupertino
dc.date.accessioned2019-02-01T17:40:54Z
dc.date.available2019-02-01T17:40:54Z
dc.date.issued2018-09
dc.descriptionRelatório de estágio - Mestrado em Ensino da Músicapt_PT
dc.description.abstractResumo I - Prática Pedagógica - O presente relatório tem como objetivo a descrição e a caracterização de todas as etapas da Prática Pedagógica (adiante designada por estágio), realizada na Academia de Música da Ribeira Grande (AMRG) no ano letivo de 2017/2018. Primariamente serão expostos o âmbito e objetivos do estágio passando pelas competências a desenvolver, pelas expectativas iniciais e análise SWOT do mestrando. Posteriormente, será feito um enquadramento histórico e social do estabelecimento de ensino onde decorreu o estágio. As práticas educativas desenvolvidas serão apresentadas seguidamente, não só compreendendo os princípios pedagógicos defendidos pelo mestrando, mas também a adaptação dos mesmos à realidade da instituição de ensino e da comunidade onde esta se insere. O Relatório de Estágio incidirá sobre o trabalho desenvolvido com três alunos de diferentes níveis de ensino. A partir de uma observação estruturada, foi feita uma análise no desempenho demonstrado pelos mesmos ao nível das competências motoras, auditivas, expressivas, de leitura e atitudes. Como instrumentos de recolha de dados, foram utilizadas grelhas de observação, gravações, planos de aulas e planificações anuais. Por último, será feita uma análise crítica da atividade docente do mestrando, onde serão analisados e discutidos o nível de consecução dos objetivos propostos abrangendo as facilidades e dificuldades sentidas durante o ano letivo.pt_PT
dc.description.abstractResumo II - Investigação - Depois da apresentação e exposição da Prática Pedagógica, será descrito o processo do Projeto de Investigação. Este consistirá na obtenção de resultados quanto à viabilidade da implementação do Ensino Profissional de Música no Arquipélago dos Açores. O mestrando, enquanto docente e instrumentista no Arquipélago dos Açores, verificou uma lacuna no ensino da música neste território. As dezenas de bandas filarmónicas dispersas pelas ilhas do Arquipélago dos Açores constituem o primeiro e único espaço de aprendizagem de música para os jovens músicos, notando-se um afunilamento no que diz respeito ao encaminhamento dos jovens músicos amadores, para o ensino da música. Como medida agravante, o mestrando concluiu que os conservatórios apresentaram falta de condições logísticas para acolher todos os pedidos de matrícula. Aliado a estes fatores, for possível obter dados das qualificações da população açoriana, onde se verificaram níveis de abandono escolar precoce especialmente gravosos, quando comparados com o restante território nacional. Como medida de colmatação desta lacuna, a RAA tem apostado no ensino profissional, da mesma forma que tem acontecido na Europa e no território continental. O mestrando notou que a implementação das EPM no continente teve como objetivo principal dar resposta às necessidades detetadas por atores locais e regionais, e permitiram que crianças e adolescentes das zonas periféricas pudessem mais facilmente aceder à formação vocacional do ensino da música. Outra valência do aparecimento destas escolas foi proporcionar a alunos mais carenciados o estudo da música, uma vez que o mesmo tinha elevados custos nos tradicionais conservatórios. Como medida de reforma do ensino da música nos Açores, o mestrando questionou a implementação deste tipo de ensino profissionalizante da música no arquipélago. A fim de apurar a sua viabilidade de implementação, aplicou um inquérito por questionário aos alunos dos Conservatórios Regionais.pt_PT
dc.description.abstractAbstract I – Pedagogic Practice - The present essay has as a goal the description and categorization of all the steps that make part of the Pedagogic Practice (later on designated as internship) that took place at Academia de Música da Ribeira Grande (AMRG) during the academic year of 2017/2018. Initially, the objectives and the scope of the internship will be exposed, passing through the skills to be developed, initial expectations and SWOT analysis of the master’s student. Subsequently, a historic and social placement of the teaching facility where the internship took place will be made. The developed educative practices will be presented afterwards, not only comprehending the pedagogic principals being defended by the master’s student, but also the adaptation of said principals to the reality of the teaching facility and of the community in which it is inserted. The internship’s report will fall upon the work developed with three students on different teaching levels. From a structured observation, an analysis on the shown performance of the students on motor, listening, expressive, reading and attitude skills was made. As data collection instruments were used observation charts, recordings, class plans and annual planifications. Lastly, the teaching skills of the master’s student will be critically analysed, taking into consideration and discussing the level of execution of the proposed goals, grasping areas in which there weren’t difficulties and the ones in which there were, throughout the academic year.pt_PT
dc.description.abstractAbstract II – Research - The master's student, as a teacher and as a musician in the Azores Islands noticed a gap in the music teaching in this territory. The dozens of philharmonic bands dispersed by the islands are the first and only place available for the young musicians to learn and practice music, making noticeable a narrowing to what concerns the path of young amateur musicians to learn music. As an aggravating measure, the master's student noticed the lack of logistic conditions of the conservatories to take in all matriculation requests. Joining these factors, it was possible to obtain data on the qualifications of the Azorean population, where high levels of early school abandonment were verified, especially when compared to the remaining national territory. As a way to fill in this gap, the RAA has been supporting the professional teaching, as it has been happening in Europe and in the continental territory. The master's student noticed that the implementation of the EPM in the continent has as a main goal to answer the needs detected by local and regional actors, allowing children and teenagers of peripheral areas to have access to the vocational formation on music. Another positive effect of the creation of these schools was providing students with economic difficulties the opportunity to study music, considering that, in traditional conservatories, the cost was very high. As a way to reform the teaching of music in the Azores, the master's student questioned the implementation of this kind of professional approach in the archipelago. To assure its viability of implementation, a survey was applied to students of the regional conservatories.pt_PT
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.tid202163270
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/9391
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Música de Lisboapt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_PT
dc.subjectEnsino da música nos Açorespt_PT
dc.subjectAbandono escolarpt_PT
dc.subjectEscolas profissionais de músicapt_PT
dc.subjectMusic teaching in the Azorespt_PT
dc.subjectSchool abandonmentpt_PT
dc.subjectProfessional schools of musicpt_PT
dc.titleViabilidade da implementação do ensino profissional de música nos Açorespt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.titleViabilidade da implementação do ensino profissional de música nos Açorespt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT

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