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Construção de estações de metropolitano

dc.contributor.advisorBarata, João Carlos dos Santos
dc.contributor.advisorPrestes, José Carlos Carrapito
dc.contributor.authorFidalgo, Bruno Miguel Rodrigues
dc.date.accessioned2012-06-15T18:43:04Z
dc.date.available2012-06-15T18:43:04Z
dc.date.issued2010-02
dc.description.abstractO presente relatório de estágio enquadra-se no âmbito do Trabalho Final de Mestrado inserido no curso em Engenharia Civil, do perfil de Estruturas, do Instituto Superior de Engenharia de Lisboa. Como tal, foi realizado um estágio com o período total de dezoito semanas, pela empresa OPWAY – Engenharia, integrado na obra pública do Prolongamento da Linha Vermelha do Metro de Lisboa relativo ao troço Gare do Oriente – Aeroporto, mais precisamente, nas Estações de Moscavide, Encarnação e Aeroporto. O trabalho desenvolve duas componentes distintas da área de Engenharia, nomeadamente; “Dimensionamento” e “Construção”. Em termos do campo “Dimensionamento” são apresentados os Capítulos 3 e 4, nos quais são tratados todos os aspectos inerentes ao dimensionamento dos elementos estruturais das contenções periféricas e internos, respectivamente, das estações alvo. Neste contexto, em ambos os casos são expostos temas como:” Acções”, “Modelos de Cálculo”, “Estados Limites” e “Verificação da Segurança”. Referente ao Capítulo 3 é desenvolvido, ainda, o assunto “Esforços/Deformações de Dimensionamento”. Estes capítulos foram desenvolvidos com base no estudo das Memórias Descritivas e dos Cálculos Justificativos das estruturas das três estações de metropolitano. Relativamente ao campo “Construção” são expostos os Capítulos 5, 6 e 7. O primeiro trata das alternativas de projecto mais relevantes sendo estas devidamente justificadas em termos de vantagens e desvantagens, em que, o segundo trabalha a evolução construtiva das estações durante o período de estágio. O Capítulo 7 descreve e desenvolve as actividades pessoais realizadas para com a obra enquanto estagiário. Os Capítulos 3, 4, 5 e 7 são complementados pelos Anexos I, II, III e IV, respectivamente. Os anexos são utilizados, igualmente, como pontos de referência para as peças desenhadas das estruturas das estações, projectos esses que são disponibilizados unicamente em suporte informático.por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/1571
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.subjectEstação de Moscavidepor
dc.subjectEstação de Encarnaçãopor
dc.subjectEstação do Aeroportopor
dc.subjectSubcaispor
dc.subjectCaispor
dc.subjectÁtrio Inferior, médio e superiorpor
dc.subjectCoberturapor
dc.subjectDimensionamentopor
dc.subjectAcçõespor
dc.subjectModelos de cálculopor
dc.subjectEsforços de cálculopor
dc.subjectEstados limitespor
dc.subjectVerificação de segurançapor
dc.subjectContenção periféricapor
dc.subjectCortina de estacaspor
dc.subjectNíveis de travamentopor
dc.subjectElementos de travamentopor
dc.subjectAncoragempor
dc.subjectEscoraspor
dc.subjectViga de distribuiçãopor
dc.subjectEstruturas internaspor
dc.subjectVigaspor
dc.subjectPilarespor
dc.subjectLagespor
dc.subjectParedes de contençãopor
dc.subjectParedes interiorespor
dc.subjectEscavaçãopor
dc.subjectBetonagempor
dc.subjectDirecção de obrapor
dc.titleConstrução de estações de metropolitanopor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsrestrictedAccesspor
rcaap.typemasterThesispor

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