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Construção de estações de metropolitano
dc.contributor.advisor | Barata, João Carlos dos Santos | |
dc.contributor.advisor | Prestes, José Carlos Carrapito | |
dc.contributor.author | Fidalgo, Bruno Miguel Rodrigues | |
dc.date.accessioned | 2012-06-15T18:43:04Z | |
dc.date.available | 2012-06-15T18:43:04Z | |
dc.date.issued | 2010-02 | |
dc.description.abstract | O presente relatório de estágio enquadra-se no âmbito do Trabalho Final de Mestrado inserido no curso em Engenharia Civil, do perfil de Estruturas, do Instituto Superior de Engenharia de Lisboa. Como tal, foi realizado um estágio com o período total de dezoito semanas, pela empresa OPWAY – Engenharia, integrado na obra pública do Prolongamento da Linha Vermelha do Metro de Lisboa relativo ao troço Gare do Oriente – Aeroporto, mais precisamente, nas Estações de Moscavide, Encarnação e Aeroporto. O trabalho desenvolve duas componentes distintas da área de Engenharia, nomeadamente; “Dimensionamento” e “Construção”. Em termos do campo “Dimensionamento” são apresentados os Capítulos 3 e 4, nos quais são tratados todos os aspectos inerentes ao dimensionamento dos elementos estruturais das contenções periféricas e internos, respectivamente, das estações alvo. Neste contexto, em ambos os casos são expostos temas como:” Acções”, “Modelos de Cálculo”, “Estados Limites” e “Verificação da Segurança”. Referente ao Capítulo 3 é desenvolvido, ainda, o assunto “Esforços/Deformações de Dimensionamento”. Estes capítulos foram desenvolvidos com base no estudo das Memórias Descritivas e dos Cálculos Justificativos das estruturas das três estações de metropolitano. Relativamente ao campo “Construção” são expostos os Capítulos 5, 6 e 7. O primeiro trata das alternativas de projecto mais relevantes sendo estas devidamente justificadas em termos de vantagens e desvantagens, em que, o segundo trabalha a evolução construtiva das estações durante o período de estágio. O Capítulo 7 descreve e desenvolve as actividades pessoais realizadas para com a obra enquanto estagiário. Os Capítulos 3, 4, 5 e 7 são complementados pelos Anexos I, II, III e IV, respectivamente. Os anexos são utilizados, igualmente, como pontos de referência para as peças desenhadas das estruturas das estações, projectos esses que são disponibilizados unicamente em suporte informático. | por |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.21/1571 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.subject | Estação de Moscavide | por |
dc.subject | Estação de Encarnação | por |
dc.subject | Estação do Aeroporto | por |
dc.subject | Subcais | por |
dc.subject | Cais | por |
dc.subject | Átrio Inferior, médio e superior | por |
dc.subject | Cobertura | por |
dc.subject | Dimensionamento | por |
dc.subject | Acções | por |
dc.subject | Modelos de cálculo | por |
dc.subject | Esforços de cálculo | por |
dc.subject | Estados limites | por |
dc.subject | Verificação de segurança | por |
dc.subject | Contenção periférica | por |
dc.subject | Cortina de estacas | por |
dc.subject | Níveis de travamento | por |
dc.subject | Elementos de travamento | por |
dc.subject | Ancoragem | por |
dc.subject | Escoras | por |
dc.subject | Viga de distribuição | por |
dc.subject | Estruturas internas | por |
dc.subject | Vigas | por |
dc.subject | Pilares | por |
dc.subject | Lages | por |
dc.subject | Paredes de contenção | por |
dc.subject | Paredes interiores | por |
dc.subject | Escavação | por |
dc.subject | Betonagem | por |
dc.subject | Direcção de obra | por |
dc.title | Construção de estações de metropolitano | por |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | restrictedAccess | por |
rcaap.type | masterThesis | por |
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