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Advisor(s)
Abstract(s)
O objetivo deste estudo foi analisar a relação entre as conceptualizações infantis sobre a linguagem
escrita e a estabilidade gráfica das produções escritas de crianças de idade pré-escolar em dois
momentos consecutivos. Também pretendemos avaliar em que medida a utilização do computador
pode aumentar o número de letras corretamente mobilizadas comparativamente à utilização de escrita
cursiva. Participaram 90 crianças de quatro jardins-de-infância de Lisboa. As crianças eram
equivalentes quanto à idade, inteligência e número de letras que conheciam e diferiam no nível
conceptual sobre a escrita. Foram criados 3 grupos experimentais (n=30) definidos em função do nível
conceptual (Alves Martins, 1996): silábico com fonetização, silábico-alfabético e alfabético. Os
participantes escreveram uma mesma lista de palavras em momentos consecutivos (cursiva e
computador) e compararam-se os pares de palavras produzidos e o número de letras corretamente
mobilizadas na escrita das palavras em cada um dos momentos. As crianças silábicas com fonetização
e alfabéticas apresentaram maior número de pares de palavras escritas com identidade total (pares
cuja semelhança entre as palavras produzidas em dois momentos de escrita é total). Os pares de
produções escritas com alternância grafo-fonética (pares cuja a semelhança entre as palavras
produzidas nos dois momentos de escrita é próxima, ou seja, existem letras que se repetem nos dois
momentos de produção, embora se verifiquem variações na mobilização de pelo menos uma letra
pertinente entre os pares) foram mais frequentes nos participantes do nível conceptual silábico-
-alfabético. Os resultados indicam que o número de letras corretamente mobilizadas nas escritas
infantis é superior quando a escrita é realizada no computador e que os pares com alternâncias grafo-
-fonéticas questionam a ideia de um desenvolvimento linear na apropriação por parte das crianças da
lógica alfabética subjacente à codificação escrita.
Description
Keywords
Conceptualização Linguagem escrita Estabilidade gráfica Pré-escolar
Citation
Almeida, Tiago, & Silva, Ana Cristina. (2017). Estabilidade gráfica das produções escritas e conceptualizações infantis sobre a linguagem escrita: Escrita cursiva e escrita a computador. Análise Psicológica, 35(4), 439-451. https://dx.doi.org/10.14417/ap.1249
Publisher
Instituto Superior de Psicologia Aplicada