Repository logo
 
Publication

Avaliação da aprendizagem: que significado lhe atribuem os docentes das tecnologias da saúde?

dc.contributor.authorDias, Hermínia Brites
dc.date.accessioned2011-12-02T16:24:06Z
dc.date.available2011-12-02T16:24:06Z
dc.date.issued1999
dc.description.abstractO presente estudo resulta de uma preocupação, desde há muito por mim assumida, relativamente à minha actuação enquanto “avaliadora” no processo de ensino-aprendizagem. Estaria eu a proceder correctamente quando avaliava os meus alunos? Os únicos dados que tinha para obter uma resposta resultavam da minha experiência enquanto fora aluna e, portanto, avaliada. Quando comecei a obter informação sistematizada sobre a avaliação da aprendizagem, compreendi que ela era algo muito maior e mais complexo do que eu tinha podido imaginar. Assim, e porque me encontro integrada na docência de uma área científica recentemente integrada no Ensino Superior Politécnico, as Tecnologias da Saúde, pensei que seria pertinente começar a introduzir no seio dessas escolas reflexões sobre os seus processos pedagógicos. Com base no regime de avaliação da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa, tentei compreender que tipo de avaliação os docentes das áreas tecnológicas utilizavam, se essa opção estava de acordo com os seus procedimentos e estratégias avaliativas, e qual a sua noção sobre o conceito de avaliação. Tratou-se de um estudo exploratório, no qual apliquei a uma amostra de vinte docentes um questionário de respostas fechadas. Este questionário incidiu sobre quatro dimensões, que relacionadas com a fundamentação teórica, tentei que dessem respostas às questões que orientaram o estudo. Os resultados foram obtidos através de um tratamento de dados estatístico descritivo e apresentados sob a forma de gráficos de barras, pois pareceu-me ser facilitador da sua leitura. Este estudo, limitado desde logo pela minha inexperiência, teve como primeiro resultado o aumentar do meu interesse sobre o tema. Isto porque, da leitura dos resultados, pude aperceber-me que os jovens docentes das Tecnologias da Saúde estão atentos e preocupados com o rigor do seu desempenho, mas, no entanto, muitos dos conceitos e estratégias que norteiam um processo de avaliação coerente e de acordo com as tendências actuais apresentam inconsistências, algumas das quais, inclusivamente, não estão de acordo com o tipo de avaliação que afirmam adoptar. Gostaria de finalizar referindo que esta população de docentes revelou um profundo interesse pelo tema deste estudo, o que só por si poderá justificar a continuidade destas iniciativas e, decorrente delas, a reflexão sobre a implementação de acções de formação nestes temas da Educação.por
dc.identifier.citationDias HB. Avaliação da aprendizagem: que significado lhe atribuem os docentes das tecnologias da saúde? [Monograph] Lisboa: Escola Superior de Educação Almeida Garrett; 1999.por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/776
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.subjectCiências da educaçãopor
dc.subjectAprendizagempor
dc.subjectAvaliação da aprendizagempor
dc.subjectAvaliação contínuapor
dc.subjectAvaliação sumativapor
dc.subjectAvaliação formativapor
dc.subjectTecnologias da saúdepor
dc.titleAvaliação da aprendizagem: que significado lhe atribuem os docentes das tecnologias da saúde?por
dc.typebachelor thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapor
person.familyNameDias
person.givenNameMaria Hermínia Monteiro Brites
person.identifier.ciencia-idE211-FB1B-04E3
person.identifier.orcid0000-0003-1257-8734
person.identifier.ridAFL-8310-2022
person.identifier.scopus-author-id55671930200
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typebachelorThesispor
relation.isAuthorOfPublicationb7b7e7d9-83b2-4d63-9176-4ed73cf6b939
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryb7b7e7d9-83b2-4d63-9176-4ed73cf6b939

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Avaliação da aprendizagem.pdf
Size:
228.03 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: