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Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
O presente estudo aborda a pertinência da utilização de modelos didáticos nas aulas de
Ciências Naturais. Mais concretamente, o estudo teve como finalidade compreender o papel
de alguns modelos didáticos na compreensão de conceitos científicos, uma vez que, por
definição, o modelo estabelece uma relação analógica com a realidade. Assim, importa
verificar se os alunos reconhecem as semelhanças e as diferenças entre alguns modelos
didáticos e a realidade que estes procuram representar. O grupo de participantes no estudo
era constituído por 28 crianças do 5.º ano de escolaridade do Ensino Básico, com idades
compreendidas entre os nove e os onze anos de idade, respeitante a uma turma em onde se
desenvolveu a Prática de Ensino Supervisionada II no contexto de 2.º ciclo. Os resultados da
investigação revelaram que, na sua maioria, os alunos entenderam o valor analógico dos
modelos apresentados, entendimento esse que foi crescendo ao longo da intervenção, com
uma progressiva melhoria na perceção das analogias presentes em cada modelo,
reconhecendo os alunos as semelhanças e as diferenças que existem entre os mesmos e a
realidade que representam. O uso de modelos parece constituir assim uma ferramenta
importante na aprendizagem de conceitos científicos.
Description
Keywords
Ensino das ciências Modelos científicos Modelos didáticos
Citation
Gonçalves, M., Almeida, A. (2017) Compreensão de Modelos Didáticos por alunos do 5.º ano de escolaridade em Ciências Naturais In C. Pires, D. Lino, I. Madureira, M. Rodrigues, M. Falcão (org.) Atas do III Encontro de Mestrados em Educação e Ensino da Escola Superior de Educação de Lisboa pp. 179-190. Lisboa, Portugal: Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais
Publisher
Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais