Repository logo
 
Publication

O 1º ciclo do ensino básico como "problema" de política educativa: definição de uma problemática em torno do conceito de "escola a tempo inteiro"

dc.contributor.authorPires, Carlos
dc.date.accessioned2013-10-08T13:33:28Z
dc.date.available2013-10-08T13:33:28Z
dc.date.issued2012-06
dc.description.abstractNo centro desta reflexão teórica situa-se a conjuntura sociopolítica que fez (re)emergir o 1.º ciclo do ensino básico como “problema” de política educativa, ou seja, como terreno prioritário para o Estado, através do Governo, formular e executar um “modelo” de operacionalização da política de “Escola a Tempo Inteiro” (ETI). Analisamos esta política reportando-a a referenciais de representação de um “novo modelo educativo” (dimensão educativa), de um “novo paradigma de escola pública” (dimensão política) e de uma “nova conceção de administração da educação” (dimensão administrativa). O recurso ao quadro heurístico da “análise das políticas públicas” permite pôr em evidência as representações e a ação governativas.por
dc.description.abstractAbstract: At the centre of this theoretical reflection is the socio-political conjuncture that (re)emerged the 1st. cycle of basic education as an education policy “problem”, that is to say, a priority ground to the State, through the Government, create and implement an operational “model” for “full-time school” policy. We analyse this policy by referring to the referential representation of a “new educational model” (educational dimension), a “new paradigm of public school” (political dimension) and a “new conception of educational administration” (administrative dimension). The use of the heuristic framework of “public policy analysis” allows us to highlight the representations and governmental action.por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/2723
dc.language.isoporpor
dc.publisherCIED – Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionaispor
dc.subject1.º ciclo do ensino básicopor
dc.subjectPolítica educativapor
dc.subjectEscola a tempo inteiropor
dc.subject1st cycle of basic educationpor
dc.subjectEducational policypor
dc.subjectFull-time schoolpor
dc.titleO 1º ciclo do ensino básico como "problema" de política educativa: definição de uma problemática em torno do conceito de "escola a tempo inteiro"por
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.titleAtas do V Encontro do CIED – Escola e Comunidade Escola Superior de Educação de Lisboa, 18 e 19 de Novembro de 2011por
person.familyNamePires
person.givenNameCarlos
person.identifierR-6432-2016
person.identifier.ciencia-id5010-AE4F-21A3
person.identifier.orcid0000-0002-8098-5932
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typearticlepor
relation.isAuthorOfPublicationf379c0e4-f1c8-4ac3-a55a-e57b74ab2042
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryf379c0e4-f1c8-4ac3-a55a-e57b74ab2042

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
1_ICLO DO ENSINO BASICO COM.pdf
Size:
154.11 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description:

Collections