Publication
O 1º ciclo do ensino básico como "problema" de política educativa: definição de uma problemática em torno do conceito de "escola a tempo inteiro"
dc.contributor.author | Pires, Carlos | |
dc.date.accessioned | 2013-10-08T13:33:28Z | |
dc.date.available | 2013-10-08T13:33:28Z | |
dc.date.issued | 2012-06 | |
dc.description.abstract | No centro desta reflexão teórica situa-se a conjuntura sociopolítica que fez (re)emergir o 1.º ciclo do ensino básico como “problema” de política educativa, ou seja, como terreno prioritário para o Estado, através do Governo, formular e executar um “modelo” de operacionalização da política de “Escola a Tempo Inteiro” (ETI). Analisamos esta política reportando-a a referenciais de representação de um “novo modelo educativo” (dimensão educativa), de um “novo paradigma de escola pública” (dimensão política) e de uma “nova conceção de administração da educação” (dimensão administrativa). O recurso ao quadro heurístico da “análise das políticas públicas” permite pôr em evidência as representações e a ação governativas. | por |
dc.description.abstract | Abstract: At the centre of this theoretical reflection is the socio-political conjuncture that (re)emerged the 1st. cycle of basic education as an education policy “problem”, that is to say, a priority ground to the State, through the Government, create and implement an operational “model” for “full-time school” policy. We analyse this policy by referring to the referential representation of a “new educational model” (educational dimension), a “new paradigm of public school” (political dimension) and a “new conception of educational administration” (administrative dimension). The use of the heuristic framework of “public policy analysis” allows us to highlight the representations and governmental action. | por |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.21/2723 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | CIED – Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais | por |
dc.subject | 1.º ciclo do ensino básico | por |
dc.subject | Política educativa | por |
dc.subject | Escola a tempo inteiro | por |
dc.subject | 1st cycle of basic education | por |
dc.subject | Educational policy | por |
dc.subject | Full-time school | por |
dc.title | O 1º ciclo do ensino básico como "problema" de política educativa: definição de uma problemática em torno do conceito de "escola a tempo inteiro" | por |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.title | Atas do V Encontro do CIED – Escola e Comunidade Escola Superior de Educação de Lisboa, 18 e 19 de Novembro de 2011 | por |
person.familyName | Pires | |
person.givenName | Carlos | |
person.identifier | R-6432-2016 | |
person.identifier.ciencia-id | 5010-AE4F-21A3 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-8098-5932 | |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | article | por |
relation.isAuthorOfPublication | f379c0e4-f1c8-4ac3-a55a-e57b74ab2042 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | f379c0e4-f1c8-4ac3-a55a-e57b74ab2042 |